Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Atividade Pedagógica Para a Páscoa

Atividade Pedagógica Para a Páscoa

A páscoa é a terceira comemoração festiva mais esperada pelas pessoas no mundo. Como se trata de uma festividade que foi adaptada ao calendário cristão, ela é comemorada de várias formas distintas. Isto não  sem motivos. Muito antes da consolidação do cristianismo, ela já era comemorada pelo antigo povo judeu.

A páscoa é comemorada desde a época em que ocorreu a libertação e a fuga dos judeus, que eram escravos no Egito Antigo. Desde então, comemora-se o Pessach, nome em hebraico que significa “Passagem”. Mas a páscoa também era uma comemoração comum entre os povos pagãos, que na passagem do inverno para a primavera – época de muita fertilidade e farta colheita. Daí pessach e páscoa terem um grande significado de passagem de uma época de grandes desafios para um momento de renovação.

Entretanto, com o advento do cristianismo e a propagação do mesmo, o período da páscoa passou a ser associado com a Ressureição de Cristo. Segundo o cristianismo, Jesus Cristo após ter sido crucificado, teria ressuscitado após o terceiro dia de sua morte e se elevado aos céus, para ficar ao lado de Deus. Então, para que os novos cristãos que eram convertidos de outras religiões e não se perderem os costumes, a igreja acabou adaptando a festividade ao seu calendário e associando-a com o renascimento de Cristo.

Por conta de toda esta interessante história, a atividade que se deve propor aos estudantes, é a construção de um texto teatral, seguidamente de sua apresentação.

Em geral, eles gostam muito deste tipo de proposta, além de costumeiramente se envolverem de verdade.

A construção do texto, bem como as preparações da apresentação, deverão ser supervisionadas pelos professores das áreas de língua portuguesa e história. É também viável o envolvimento de ao menos um docente da área de geografia e artes. Uma atividade, portanto, multidisciplinar.

Proponha a construção de um cenário simples, e que os alunos apresentem o resultado de seus trabalhos, tanto para alunos de outras séries, quanto para os pais. Caso a escola esteja bastante envolvida com a comunidade, no dia da apresentação também seria bem interessante fazer uma arrecadação de ovos de chocolate para doação em uma instituição filantrópica.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!