Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Atividade Pedagógica Infantil: Dia Mundial da Água

Atividade Pedagógica Infantil: Dia Mundial da Água

O dia mundial da água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, com a idéia de convidar toda a sociedade à reflexão e à discussão sobre a importância desde bem tão e natural no cotidiano das pessoas.

Mas porque a ONU se preocuparia tanto na conscientização sobre a água, se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por esse valioso líquido?

A razão é a pouca quantidade, cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é potável (boa e própria para co consumo). E como sabemos, grande parte das fontes dessa água (lagos, rios e represas) está sendo poluída, contaminada e degradada pela ação predatória inconseqüente do homem. Uma situação muito preocupante, pois num futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de uma grande parte da população mundial.

Pensando nisso, com essa preocupação, foi instituído o dia mundial da água, cujo o principal objetivo é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problemaNo dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos agravantes para a questão da água.

Não somente nesses dias, mas também para os próximos 364 dias do ano, os pais precisam tomar algumas atitudes no dia a dia da casa para a preservação e economia da água. A melhor educação para as crianças sempre começa em casa, sugestões e conselhos para o aprendizado não faltam, seguem alguns conselhos:

1-  Não jogue lixo nos rios e lagos para evitar que a água do planeta esteja contaminada.
2-  Evite desperdiçar água enquanto escova os dentes ou quando estiver tomando banho.

3-  Dê exemplos aos seu filho:

  • Não use mangueira para regar as plantas, melhor uma regadeira;
  • Não use mangueira para lavar o carro, melhor um balde e pano;
  • Não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto estiver fazendo a barba;
  • Sempre que puder, reutilize a água;
  • Não lave uma roupa de cada vez, melhor deixar acumular e lavar tudo de uma vez.
  • Se tiver algum problema de vazamento, de torneira pingando, melhor solucioná-lo para evitar desperdício de água.
  • Cada pessoa, em casa ou no trabalho, pode usar o mesmo copo para beber água, sem a necessidade de lavá-lo cada vez que tenha que utilizá-lo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!