Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Atividade Pedagógica Infantil: Dia dos Pais

Atividade Pedagógica Infantil: Dia dos Pais

Antes de tudo, a origem do Dia dos Pais teve o intuito de respeitar os pais e fortalecer os laços familiares.

O Dia dos Pais é comemorado no Brasil sempre no segundo domingo do mês de agosto. Em 1953, Sylvio Bhering, um publicitário que sugeriu que o dia 16 de agosto (quando é comemorado o dia de São Joaquim) seria uma ótima data para homenagear os pais, como forma de celebrar a família.

Como este dia nem sempre coincidia com os domingos, o dia em que as famílias tinham maiores condições de estarem reunidas, foi adotado o segundo domingo do mês como comemoração da data. A cidade de São Paulo incorporou a comemoração no calendário oficial, apenas dois anos depois disso.

A homenagem ao Dia dos Pais, ocorreu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1910, na cidade de Washington. As mães eram homenageadas antes mesmo dessa data. E foi justamente em uma dessas homenagens, em 1909, que Sonora Louise SmartDodd teve a idéia de mostrar toda a sua admiração pelo pai, que a criou sozinho junto de seus cinco irmãos.

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de Junho de 1919, data escolhida por ser a mesma do aniversário do pai de Sonora, e foi comemorado, com o auxílio de uma Entidade de Jovens Cristãos, que a apoiaram desde o início. A idéia de Sonora se espalhou por todo os Estados Unidos, mas foi oficializada apenas em 1966, com o presidente Lyndon Johnson, e até hoje a data é comemorada no terceiro domingo do mês de Junho.

O Dia dos Pais é comemorado em dias variados em diversos países como por exemplo: no Brasil (segundo domingo de agosto); Nova Zelândia (primeiro domingo de setembro); Noruega e Suécia (segundo domingo de novembro); entre outros.

A data é uma maneira das famílias se reunirem, relembrando sempre das velhas tradições e homenageando com muita alegria os papais.

Não importa a maneira que se homenageia o pai o importante é sempre se manter os valores como o respeito, a honra e o amor a eles.

Os pais nunca deixam de ser nossos heróis, nossos exemplos de vida. Uma família com uma figura paterna presente, atuante e sábia, gera filhos mais saudáveis, com princípios definidos e valores que irão ser passados às futuras gerações.

Nas escolas, a sugestão é contar a origem dessa comemoração e incentivar as crianças a valorizar a figura paterna em suas vidas.

       

Compartilhe:

Deixe seu comentário!