Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Atividade Pedagógica Infantil: Dia da Escola

Atividade Pedagógica Infantil: Dia da Escola

A escola também tem sua data de comemoração: o dia 15 de março.Ainda não se sabe ao certo a origem do Dia da Escola, algumas informações indicam que seria para homenagear um aluno que queria irà escola e acabou sofrendo repressão, ou o famoso bullying, mas ainda não se sabe ao certo a veracidade deste fato. Apenas sabemos que no Brasil a data é pouco comemorada.

Uma instituição tão importante para o mundo não poderia deixar de ser homenageada. Depois do contato familiar, é a escola que exerce os papéis mais importantes na dia das crianças, como a alfabetização e o dever de preparar os pequeninos para a vida em sociedade.

O termo escola vem de origem grega “skholê”, que significa descanso ou lazer. Mas então as escolas antigamente eram comparadas e consideradas com lazer? Calma, não é bem assim! A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de pesquisa, estudo e filosofia eram exclusivas das pessoas que não faziam trabalho braçal, ou seja, para aqueles que dispunham de tempo livre.

Os jesuítas tiveram um importante papel na fundação das primeiras escolas no Brasil. Em 1779, eram 17 Colégios, 25 Casas Jesuítas e 36 Missões realizando a prática da formação cultural, religiosa,moral e cívica dos filhos dos indígenas, colonizadores e principalmente da elite que liderava a sociedade da época.

Hoje, com a necessidade de colocar as crianças cada vez mais cedo nas escolas, os pais necessitam ter a certeza de que a instituição vá prover a criança de educação de qualidade, boa alimentação e recreação durante todo o período de permanência que seus filhos estarão na escola.

Pensando nisso, uma nova modalidade de ensino vem ganhando cada dia mais credibilidade, as escolas com o conceito de período integral. Atualmente mais de 50% dos estudantes brasileiros da educação básica estão na rede integral. Entre as vantagens de buscar esse conceito estão: melhora do rendimento escolar do aluno, implantação da prática de esportes e a ocupação de tempo livre.

Para a comemoração do Dia da Escola, muitas instituições utilizam de envolver todas as disciplinas escolares da educação infantil.

Algumas dicas para as atividades comemorativas do Dia da Escola podem ser:

– Resgatar o histórico da escola (conversando com profissionais mais antigos, história do local, etc)

– Cantigas relacionadas ao tema

– Exposição com frases, mensagens e poesias para a data

– Atividades de colorir

– Concurso de textos e redações

– Homenagem aos mestres e coordenadores da instituição

Compartilhe:

Deixe seu comentário!