Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Atividade Infantil: Histórias com Figuras

Atividade Infantil: Histórias com Figuras

Atividade Pedagógica: Desperte A Criatividade A Partir Da Criação De Histórias Com O Uso De Figuras

Todos sabem que crianças adoram ouvir historinhas em quaisquer horas do dia. Para a formação da personalidade, a identificação com personagens famosos que povoam o universo das narrativas, é fundamental no que concerne o reconhecimento de certas características em si mesmo.

 

atividade de colorir

 

Uma atividade muito interessante que deve ser feita sempre que possível e, mas muito bem planejada é a criação de histórias com o uso de figuras. Nesta, as crianças são levadas a desenvolver as habilidades criativas como: coesão e coerência, elaborando curtas histórias, sem contar que vão criando consciência de temporalidade e localidade.

 

atividade infantil aula historia

 

Histórias são contadas sempre, e a todo o instante. Crianças então deveriam ser consideradas “as contadoras de histórias”, já que por volta de dois a quatro anos de idade já começam a apresentar suas habilidades orais e inventivas. Por isso, vale muito a pena investir nisso, para que a criança tenha um desenvolvimento tanto linguístico quanto eletivo.

 

atividade infantil historia

 

Ao se propor a um grupo que eles visualizem, cada um de uma vez, figuras e comecem a contar o que está acontecendo ou o quê aconteceu ali, eles aprendem que histórias são criadas a partir do que se vê, embora muitas vezes não sejam reais.

 

atividade infantil junina de colorir

 

A atividade é muito simples e agradável de ser realizada com os pequenos. Embora tenha de ser previamente planejada, inclusive de acordo com o perfil predominante em uma sala de aula. Selecione várias figuras de  acordo com a narrativa que se pretende desenvolver: se há a preocupação de abordar sustentabilidade e ecologia, tenha em mãos aos menos cinco imagens que perpassem as etapas de uma narração: introdução, complicação, desenvolvimento da complicação, clímax e desfecho.

 

atividade infantil mat

 

Obviamente que esta terminologia não será trabalhada em sala, ela será apenas orientada pelo professor. Então, as crianças organizadas em círculo, vão observando a primeira imagem e peça que elas contem, a partir do “era uma vez” o que elas visualizam, como história, naquela figura.

 

atividade infantil natalina historia

 

Daí cabe ao orientador da atividade perguntar  e direcioná-los às respostas desejadas: onde, quem, quando. Assim, depois que oralmente eles criaram suas introduções, deve-se partir para a segunda figura: o que provocou a quebra da situação de estabilidade; com o problema ou conflito definido, eles partem para o desenvolvimento e o clímax: numa terceira e quarta figuras, como a situação se deu por solucionada; por último, mostrar figuras com duas ou três possibilidades de final, a partir do que eles criaram.

 

historia infantil cinderela

 

Lembre-se que embora a atividade deva ser temática e orientada, o final das narrativas nem sempre será previsível. Então converse sobre o clímax e o desfecho encontrado por eles. Seja aberto,  mas coerente, mostre que as soluções podem nem sempre ser as melhores ou as piores para cada situação.

 

 

Compartilhe: