Página Inicial > Dicas de Compras > Aspirador de Pó. Vantagens e Desvantagens. Qual o Melhor?

Aspirador de Pó. Vantagens e Desvantagens. Qual o Melhor?

Como escolher um bom aspirador de pó?

Com todos os benefícios do desenvolvimento da tecnologia, não dá para ficar perdendo tempo com a limpeza totalmente manual de uma casa. Os aparelhos eletrodomésticos estão para os nossos usos e para a otimização de nosso tempo. E hoje há uma diversidade de aparelhos, cujos funcionamentos são simples, mas que fazem milagres na hora da limpeza. É o caso dos aspiradores de pó, substitutos das vassouras, eles chegam aos cantinhos mais improváveis e conseguem aspirar as poeirinhas mais atrevidas e que não estão visíveis (nem acessíveis) aos nossos olhos.

Os aspiradores de pó são eletrodomésticos que possuem um motor que promove sucção de ar e, por meio deste mecanismo são capazes de aspirar a poeira do ambiente que entra por um cano e é armazenada num filtro, evitando assim que a poeira que foi “aspirada” retorne para o ambiente. Sendo assim, o seu uso é muito mais eficaz do que uma vassoura que “levanta” a poeira ao invés de retirá-la totalmente. Os modelos de aspiradores possuem até três níveis de filtragem, promovendo uma limpeza bem profunda.

A poeira que vai sendo retirada dos ambientes fica armazenada em um reservatório coletor. Muitos aspiradores possuem um saco coletor de papel descartável. Em outros, o saco coletor é lavável e outros, o reservatório é permanente. Neste último modelo, a poeira é descartada diretamente na lixeira.

A capacidade dos reservatórios é outro detalhe que deve ser avaliado no ato da aquisição do aparelho. Ela varia entre 1,5, 1,7, e 3,0 litros. Alguns modelos mais modernos de aspiradores têm luz indicadora de que o reservatório já está em seu limite máximo de armazenamento. Desse modo, é mais fácil saber quando é preciso fazer a remoção da sujeira e limpar todo o compartimento.

Alguns aspiradores de pó são fabricados já com a capacidade de aspirar, tanto pó, quanto líquidos. Além disso, há modelos de mão super compactos, ideais para pequenos serviços. Há os de cinto que podem ter um alcance maior do que os de mão e os com rodinhas, sendo os mais comuns nas residências, uma vez que podem ser transportados para todos os ambientes que necessitam de limpeza.

No momento da compra, também é importante verificar a potência do aparelho, a qual interferirá no funcionamento e capacidade de sucção de pó, bem como os tamanhos dos cabos elétricos, que influenciam na locomoção do aparelho, dispensando a necessidade de uma tomada sempre por perto. Alguns também possuem acionamento de pedal, o que facilita muito o uso. Há também aspiradores que já contam com o enrolamento do cabo, o que é prático para guardar com segurança o aspirador.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!