Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > As Tradicionais Azaleias ou Rhododendron Simsii

As Tradicionais Azaleias ou Rhododendron Simsii

 

Uma das flores ornamentais mais populares é a azaleia. Este é o nome popular da planta que pertence à família dos rododentros, cujas características mais marcantes são a presença de folhas caducas e as de folhas perenes. Não há grandes diferenças entre as poucas espécies de azaleias que existem no mundo.

No entanto, a mais marcante está justamente no tamanho da planta. As azaleias de flores de rododentros são capacitadas a desenvolverem inflorescências, enquanto a outra desenvolve apenas floradas terminais para cada um de seus talos, o que gera uma diferença considerável no tamanho final de cada uma delas. Embora a diferença exista, as azaleias brotam seus talos  em todas as estações do ano, o que torna a flor tão interessante inclusive para cultivo a título de comercialização.

As flores da azaleia, de acordo com os botânicos, já estão em meio à natureza há muito tempo. Especula-se que elas levaram anos e anos se desenvolvendo, já que há mais de 10 mil espécies – dentre as duas tipologias – que são cultivadas pelo mundo afora.  Vale lembrar que todas as  mudanças genéticas dessas flores foram sendo promovidas pelas mão do homem. Quando começam a brotas as sementes das azaleias, elas podem ser recolhidas, plantadas para germinarem outras azaleias.

Como se trata de flores ornamentais, as azaleias são altamente indicadas para o cultivo em jardins e ou pequenas áreas onde possam crescer e florescer. Entretanto, são flores que, quando escolhidas para fazer parte do projeto de paisagismo, precisam de alguns cuidados específicos. A escolha do solo – ou a manutenção da terra adubada – deve ser  ideal para a plantação dessa flor. Isto porque as azaleias gostam de solo bem drenado, exposição ao sol moderada, de preferência sombreada, e local bem fresco.

Mas elas também podem ser plantadas em pequenos vasos. Daí há outros cuidados que devem ser tomados. O ideal é que a terra utilizada para o plantio no vaso já tenha recebido a quantidade certa de adubos. Como é uma flor que pode ser plantada em qualquer época do ano, não há uma estação que seja a ideal para se fazê-lo. Uma vez plantada, é sempre bom verificar a qual subespécie pertence à azaleia, já que algumas necessitam de podas regulares, para que se mantenham vivas e florescentes.

É sempre importante salientar que há dois tipos básicos de azaleia: as de folhas caducas e as de folhas perenes. Podem ainda se multiplicar por estaquia.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!