Página Inicial > Asanas > As Práticas dos Asanas

As Práticas dos Asanas

Para se praticar o yoga é importante ter o conhecimento das posturas que também são conhecidas por asanas ou ásanas. Elas costumam variar de acordo com a modalidade do yoga praticado, já que hoje ao yoga ganhou uma diversidade muito maior em relação ao que ela era em sua essência filosófica. De qualquer forma, a dificuldade de cada uma delas se dá de acordo com o nível do praticante que, inicialmente, segue pelas chamadas de preparatórias (ou aquecimento) até as mais elevadas. À medida que o praticante vai ganhando força e confiança, as posturas vão se tornando mais complexas.

As ásanas também podem ser descritas como uma técnica, que dentro do yoga mais tradicional é a prática mais conhecida visível e corresponde às suas posições psicofísicas. Foi definido por Patañjali como sendo a posição física firme e agradável. Para quem está iniciando na yoga, as asanas não são tão fáceis de serem praticadas. É preciso esforço e muito treino da mente. É importante que o iniciado tenha paciência e perseverança, já que o início da prática da yoga é decisivo para a sua continuidade. É preciso querer mudar o ciclo no qual se encontra a vida, o corpo, para conquistar a harmonia, bem como o equilíbrio do holístico.

Tradicionalmente, é comum entender as asanas como as posições para meditação. Contudo, vale entender que as asanas são muito abrangentes, e para alguns estudiosos, seria até difícil enquadrá-las em certos conceitos que são correntes hoje. Vale apenas que o praticante entenda que as asanas sãos os caminhos para a flexibilização do corpo, e a melhoria da saúde, uma vez que para praticá-las é essencial que a respiração durante a postura seja correta – inspira-se pelas narinas e expira-se pela boca.

Quando asanas acontecem corretamente, o fluxo sanguíneo aumenta de maneira considerável, aumentando a temperatura do corpo. Isto provoca um aumento na liberação da sudorese que, libera além da endorfina, também toxinas que estão presentes no sangue. Os benefícios, nesse momento, são imensos, uma vez que emagrece, por conta do aumento do calor corpóreo, e renova todo o sistema sanguíneo.

Vale lembrar que com o surgimento do Hatha Yoga, houve um aumento considerável da importância das práticas das asanas. Como o Hatha Yoga é um método de yoga tântrico que nasceu no período medieval, e ele está fundamento no tantra, a concepção do corpo em relação aos conceitos pré-existentes ganhou uma dimensão fundamental para os praticantes, ou seja, sem o domínio das asanas, não há como chegar ao equilíbrio pleno.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!