Página Inicial > Plantas > As Populares e Delicadas Violetas

As Populares e Delicadas Violetas

As violetas são flores de ciclo de vida perene e que são largamente apreciadas pelas pessoas. Delicadas, são conhecidas popularmente como violetas ou violetas africanas. Pertencente à família das  gesneriaceaes, as violetas possuem origem africana, e se desenvolvem bem em climas como equatorial, mediterrâneo, subtropical e tropical.  Não possuem mais de 15 cm de altura, e gostam de luminosidade difusa ou meia sombra.

Embora seja delicada, sua aparência é bastante rústica, o que a torna de fácil cultivo e aplicável a uma grande diversidade de projetos paisagísticos.  Suas folhas suculentas podem ter formas e tonalidades diferentes de acordo com variedade, mas em geral são verdes e em formato de coração, com a superfície aveludada.

Já as suas flores, da mesma maneira, podem se apresentar de diversas tonalidades e combinações de branco, rosa, salmão e violeta. Suas formas também variam, podendo ser simples ou dobradas, de bordas lisas ou crespas. É uma planta perfeita para cultivar em vasos pequenos sob a iluminação difusa em especial no interior de casas, do lado interno das janelas.

As violetas são flores pequenas, muito bonitas, que exalam pouco perfume. Possuem florescência excelente, quando são cultivadas em ambientes que mantenham uma temperatura de até 25º. C. As folhas das violetas são carnudas, aveludadas e de verde bem escuro. Já as flores apresentam coloração roxa, lilás, rosa e mesclados com branco.

Embora seja uma planta já há muito tempo cultivada, continua-se a fazer uma diversidade de estudos sobre ela. As violetas se incluem em uma diversidade de espécies dentre as quais estão os amores-perfeitos. Estas flores pequeninas e rústicas também foram muito cultivadas pelos chineses, que as utilizavam para além de fins decorativos, mas sim para fins medicinais.

Em alguns hospitais da Europa, alguns pesquisadores utilizam substâncias extraídas da violeta para tratar de problemas graves relacionados às doenças da pele. Vale ainda salientar que há laboratórios que usam extratos de violeta para a composição de cosméticos.

As violetas ficam bem em vasos de barro, potes de vidro ou até mesmo em pequenos vasos de alumínio ou plástico coloridos. Embora não necessitem de muito cuidados, não se deve deixar as violetas expostas à luz direta, pois esta pode queimar as flores. Também não é recomendável regar diretamente as folhas da plantinha, porque elas apodrecem se receberem excesso de água.

Devem ser cultivadas a meia-sombra, em substrato rico em matéria orgânica, bem drenável, com regas regulares. Não tolerante ao frio e geadas. Multiplica-se através de estaquia das folhas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!