Página Inicial > Bem-Estar > Yoga > As Asanas e Seus Benefícios Para o Bem Estar

As Asanas e Seus Benefícios Para o Bem Estar

As posturas do yoga são assinadas em sânscrito por “asanas”. Cada asana se refere a uma postura que busca promover o benefício físico e mental. As asanas trabalham diretamente na ativação das glândulas, dos nervos, dos músculos, bem como em todo o sistema corpóreo, incluindo os órgãos, e o mental.  Daí se pode afirmar com segurança que as asanas trazem inúmeros benefícios para quem as pratica. Como elas pressionam as glândulas endócrinas,  acabam regulando a segregação de hormônios, isto promove um equilíbrio maior no controle das emoções, facilitando a concentração e, consequentemente, a meditação, que é o maior objetivo da prática do yoga.

Todas as asanas massageiam os órgãos internos, desintoxicam as articulações,  relaxam nervos e músculos (por isso eliminam as dores que muitas vezes se espalham em corpos sedentários),  previnem e curam até mesmo algumas doenças como tendinites. Já é postulado que melhora a respiração, a oxigenação sanguínea, garantem uma maior flexibilidade do corpo e da mente.

Contudo, alguns especialistas nas práticas afirmam que é melhor evitar qualquer asana, em períodos de menstruação e em mulheres grávidas. Isto se deve por conta de determinadas posições serem obrigatoriamente realizadas em posições que podem comprimir o abdômen e afetar o bebê. Os locais onde se praticam as asanas devem ser limpos, frescos, iluminados e fechados. O calor promovido pela respiração constante e forte aumenta o calor do local, e este calor ajuda na eliminação de gordura do corpo, bem como de toxinas.

Outra recomendação é que as asanas não sejam praticadas sem a presença de um instrutor.

As asanas ainda promovem uma automassagem muscular, que não chega a ser das mais profundas e pesadas, o que ajuda no relaxamento do corpo. As asanas ainda auxiliam no aumento do brilho natural e na suavidade da pele.

Ainda é importante perceber que a prática das asanas diminuem o estresse diário, e quase “obriga” a uma diminuição do ritmo acelerado posto hoje nos centros urbanos. Isto se deve ao fato do trabalho intenso com a respiração, que induz a um relaxamento profundo, reduzindo a pressão sanguínea, fortalecendo o coração, relaxando todos os músculos do corpo, e aumentando a qualidade do sono. Portanto, a prática das asanas é ideal para aqueles com dificuldade em dormir ou certos problemas durante o período de sono.

O relaxamento profundo é benéfico em partícula para pessoas que exercem muita atividade intelectual. Quem se sente fatigado mentalmente, deve buscar as práticas do yoga para obter melhor qualidade de vida.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!