Página Inicial > Educação > Aprenda Tudo sobre o Oceano Pacífico

Aprenda Tudo sobre o Oceano Pacífico

Os oceanos na Terra ocupam cerca de 70.7% da superfície terrestre, e o Oceano Pacífico é o maior dentre os oceanos ocupando uma extenso de mais de 146,5 milhões de quilômetros quadrados. O Pacífico também garante a maioridade no que concerne a profundidade média, 4.049metros, sendo que na fossa das Marinas chega atingir 11.022 metros. O volume das águas do Pacífico também é numeroso: 714,8 milhões de metros cúbicos.

Com formato circular, é delimitado por margens continentais ativas, as quais se aprofundam nas crustas oceânicas. Conforme dados averiguados, nas águas do Pacífico foram medidas as maiores temperaturas já vistas para um oceano: 404º. C numa profundidade de 2.000 mil metros, e acerca de 480 km da costa dos Estados Unidos. sua origem remonta à Pangea, que em tempos primitivos poderia ser denominada como o Pantalassa.

O Oceano Pacífico banha diversos países de vários continentes, tais como da Ásia, Oceania e da América, além de estar presente na Antártica e no Ártico. Ele abriga três conjuntos de ilhas de países que compõem a Oceania, denominadas Melanésia, Micronésia e Polinésia.

Segundo os geólogos, o Oceano Pacífico está sobre uma grande placa tectônica que faz convergência com outras, sendo elas as das Filipinas, Eurasiana, Indiana, Nazca e a Norte-Americana. E este fenômeno é responsável por maremotos, atividades vulcânicas e falhas geológicas, o que justifica tantos tsunamis neste oceano.

O Oceano pacífico possui uma grande quantidade de mares, sendo que os mais importantes entre eles são: Mar de Bering, Mar do Japão, Mar Amarelo, Mar da China Oriental, Mar da China Meridional, Mar de Java, Mar de Arafura, Mar de Salomão, Mar de Sulu, Mar de Corais, Mar das Filipinas e Mar de Sonda.

Por conta  de sua grande extensão, o Oceano Pacífico ainda está presente nas cinco Zonas Climáticas: Glacial Ártica, Temperada do Norte, Intertropical, Temperada do Sul e Glacial Antártica, o que provoca nas temperaturas das águas variações, conforme a localização mais específica. Nas regiões próximas à linha do Equador, a temperatura pode atingir até 30 °C; e conforme se desloca para os polos, a temperatura diminuiu, chegando ao ponto de congelamento em algumas áreas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!