Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Jardim > Aprenda Tudo sobre o Girrasol

Aprenda Tudo sobre o Girrasol

Os Girassóis: As Flores Daqueles Que Possuem Alma Livre

Os girassóis são plantas originárias da América do Norte e eram inicialmente cultivadas pelos povos indígenas da região, com o intuito de prover a alimentação das pessoas das aldeias, o que poucas pessoas sabem. Também se trata de uma planta de florescência anual e que pertence à família das Asteraceae.

 

decoracao girassol mesa

 

Também caracterizada pela sua grande florescência, os girassóis podem atingir até 30 centímetros de diâmetro, sendo que o caule dos girassóis pode chegar a três metros de altura, sempre crescendo em direção ao sol. E por esta última característica é que o girassol é largamente reconhecido entre as pessoas. As flores dos girassóis crescem sempre acompanhando o movimento que o sol faz, abrindo suas pétalas maravilhosas para a luminosidade promovida por ele, como se fosse de fato uma celebração à vida.

 

decoracao girassol porta

 

Os antigos povos Incas, por exemplo, cultuavam a figura da flor, por acreditarem que elas estivessem diretamente relacionada com o Deus Sol, inclusive muitos objetos moldados em ouro nos formatos de girassóis foram encontrados em sítios arqueológicos na região. A flor para diversos povos antigos representava o fim da infertilidade, a prosperidade, a fama, o sucesso e a sorte. Sem contar que em todas as casas onde houvesse um girassol eram ‘abençoadas pela felicidade plena’.

Mitos e lendas à parte, dos girassóis podem ser extraídos o óleo e as sementes, os quais são comestíveis e altamente saudáveis. As sementes dos girassóis, hoje, também são utilizadas largamente na produção de biodiesel e como alimento alternativo para o gado.

 

decoracao girassol vasos

 

Com tantas propriedades, os girassóis ainda são utilizados nas decorações de diversos ambientes e, segundo alguns especialistas na planta, também simbolizam àqueles que possuem alma livre.

É fácil ter girassóis na decoração das casas e jardins. Bastam alguns simples cuidados. O ideal é que as decorações com girassóis sejam feitas no verão, a estação típica delas, pois os preços ficam bem abaixo do valor normalmente cobrado. Corte os caules com no máximo vinte centímetros e disponha-os em vasos longos de vidro e coloque-os em locais onde haja bastante luz. Troque a água todos os dias e tenha a certeza de que as flores terão longa duração.

Compartilhe: