Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Jardim > Aprenda sobre Flores: Camélias

Aprenda sobre Flores: Camélias

As Camélias São Lindas E Famosas Até Na Literatura

As camélias são flores de origem asiática, têm suas raízes mais especificamente na China e no Japão, e espalharam-se pelo mundo e hoje estão presentes em diversos lugares do mundo. Da família das  theaceae, são também conhecidas como as flores do “chá”, por conta da própria ambientação onde florescem.

 

camelias

 

As camélias possuem cerca de 80 espécies distintas, com variedades que hoje atingem as marcas de mais de 8 mil tipos de híbridos cultivados no mundo inteiro. Elas foram levadas para a Europa pelos padres jesuítas no século XVII, e inclusive o nome dado por eles à flor foi uma homenagem ao Padre Camellus, que viveu na mesma época.

 

arvore camelias

 

As camélias têm flores muito vistosas e de cores muito exuberantes, mesmo quando se trata das mais comuns, como branco, amarelo (obtido apenas por meio do processo de hibridização), vermelho, rosa e algumas ainda são matizadas.

 

comprar camelia

 

Suas pontas em geral são cerrilhadas ou denteadas, e algumas flores atingem o tamanho da palma da mão. Algumas espécies das camélias são cultivadas para obtenção de chá, e segundo especialistas na flor, este tipo de comércio movimenta milhões de dólares anuais.

 

camelia

 

As camélias possuem beleza muito rara entre as flores e se forem cultivadas de modo adequado, podem sobreviver por muito tempo. As camélias são flores que se desenvolvem muito bem em locais onde haja muita luz, porém deve-se ter o cuidado de que bata diretamente nas pétalas, para não queimá-las.

 

flor de camelia

 

Elas precisam de poucas horas diretamente no sol. Se o local do cultivo for muito quente e ensolarado, o ideal é que elas sejam plantadas à sombra.

 

camelia branca

 

As camélias devem ser cultivadas em ambientes mais frios e úmidos, por conta de suas propriedades naturais. Podem ser usadas para a decoração em apartamentos, mas é necessário o cuidado de não deixá-las expostas à luz forte ou em ambientes da casa que sejam muito quentes.

 

camelia preco

 

As camélias muitas vezes são também lembradas por terem sido título de obra literária muito famosa no mundo inteiro: “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas  Filho – cujo enredo trata de uma jovem  fútil e, na tentativa de realizar os seus desejos mais consumistas, acaba tornando-se cortesã.

 

camelia rosa

 

O livro é baseado nas próprias experiências de Dumas, e título da obra se dá, como homenagem à cortesã por quem o autor havia se apaixonado, e esta somente gostava de receber camélias de presente.

 

camelia vermelha

 

comprar camelia flor

 

linda camelia

Compartilhe: