Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Aprenda Quais os Princípios de Decoração de Interiores

Aprenda Quais os Princípios de Decoração de Interiores

Quem está apostando em decorar os ambientes interiores de sua casa, mas não quer ter de contar com a ajuda de um profissional da área, saiba que é possível fazer toda a decoração, de maneira bastante simples, por você mesmo, desde que sejam conhecidos alguns princípios básicos de decoração de interiores.

O primeiro conceito é saber que toda e qualquer decoração de interiores deve respeitar a regra do ritmo. Todos os elementos que irão compor a sua decoração deverão estar em perfeito ritmo. Em outras palavras, quando se olha “por cima” do local, é preciso conseguir visualizar todos os elementos – móveis, objetos de decoração, pintura, tapetes – sem que nenhum deles se sobressaia. Vale lembrar que isto não deve ser confundido com o critério de dar destaque em peças, cores, móveis.

Também é importante empregar o conceito de harmonia. Na verdade, ritmo e harmonia são dois elementos que caminham juntos no processo de decoração de interiores. Formas, texturas, cores, iluminação, distribuição, materiais devem sempre se relacionar e nunca ‘discutir a relação’ entre si. A aplicação adequada de todos os princípios de decoração de interiores também ajuda a sedimentar a questão da harmonia.

Equilíbrio entre todos os elementos também é outro princípio que deve ser respeitado. Para ilustrar, imagine um cômodo da casa que, ao ser dividido ao meio, apresente uma coordenação entre todos os objetos. O equilíbrio pode ser assimétrico (quando não há simetria), ou radial (circular, quando há como um movimento que vai ou vem de um ponto central).

Trabalhe com a orientação da unidade. Este princípio é importante para garantir continuidade dos espaços, especialmente aos que estão integrados entre si. Trabalhe com cores que sejam da mesma unidade nas paredes, principalmente se os ambientes forem pequenos. Para revestimentos e pisos, a premissa deverá ser a mesma.

O contraste também é outro princípio que deve ser observado. Quando há elementos contrastantes em um mesmo ambiente, mas que estão em harmonia e equilíbrio, eles são capazes de enriquecer muito a decoração do local. Sofá liso com parede texturizada, moldura escura em parede clara, móveis claros e objetos escuros. Aposte no contraste com equilíbrio que o efeito será incrível.

Centros de interesse, proporção, escala ajudam a equilibrar todos os demais princípios de decoração. Em uma sala, crie um espaço com uma mesinha redonda, contrastando com móveis de linhas mais retas. Mas lembre-se de que tudo deverá estar proporcionalmente equilibrado com as dimensões locais. Aplicando os princípios de decoração de interiores em seu projeto, não há como  dar nada de errado.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!