Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Jardim > Aprenda mais sobre Flores: Margarida

Aprenda mais sobre Flores: Margarida

Do inverso que muita gente pensa, o nome margarida não é dado para uma única flor, mas sim para muitas flores de aspectos semelhantes que receberam este nome de forma popular. As mais conhecidas são as margaridas brancas e amarelas. São flores originárias do Hemisfério Norte e apresentam registros existenciais de mais de mil anos.

 

flor de margarida

 

Diversas civilizações antigas desenvolveram um tabuleiro cercado de margaridas brancas e amarelas, com cores mais fortes no meio com a finalidade de curar problemas oftalmológicos.

 

margarida

 

Estas plantas não costumam ser muito exigentes com relação ao solo para o cultivo de flores, deverão ser regadas várias vezes em pequenas quantidades. Costumam ser comercializadas em arranjos e vasos mas são flores ideias para serem cultivadas em jardins.

 

margarida amarela

 

Costumam ser flores delicadas e deverão ser manuseadas sempre por mãos leves.

 

margarida polen

 

Esta planta se tornou conhecida mundialmente em função de uma brincadeira com suas pétalas, no qual cada pétala representaria um sentimento positivo ou negativo. As pétalas então são arrancadas uma a uma e a última deverá responder a tradicional pergunta bem me quer ou malmequer.

 

margarida roxa

 

As margaridas pequenas, principalmente as de coloração amarela não são muito uitlizadas na culinária, mas apesar disto algumas culturas a utilizam em saladas e também decorações de pratos.

 

margaridas

 

Na medicina a planta foi utilizada inicialmente pelos povos anglo saxônicos em diversos rituais de cura que envolviam as práticas mágicas. E na medicina moderna é assim que acontece como muitas outras flores, utilizada em terapias alternativas como a aromaterapia, a crtomaterapia.

 

margaridas brancas

 

Uma flor que possui uma beleza suave e delicada a margarida é muito utilizada para a decoração de ambientes hospitalares, acredita-se que as características consideradas particulares desta flor possam dar a ela propriedades calmantes.

 

petalas margarida

 

É bastante curioso o fato de que uma flor pequena e delicada como a margarida possa se adaptar com tanta facilidade a diversos tipos de solos, além de envolver lendas e simbologias consideradas tão antigas. Atualmente muitos representantes de gastronomia e cozinheiros vem desenvolvendo diversos pratos a base de flores diversas, e um dos pratos considerados comuns certamente é a margarida caramelada.

Compartilhe: