Página Inicial > Saúde > Aprenda a Ter Uma Velhice Saudável

Aprenda a Ter Uma Velhice Saudável

A velhice ainda não é encarada de maneira positiva pela sociedade ocidental. E isto pode ser um grande problema, em especial nos tempos de hoje. A expectativa de vida do homem recebeu um aumento considerável nas últimas décadas. A expectativa de vida do homem ultrapassou a casa dos 70 anos, e diante dessa estatística, é fundamental que a população que está envelhecendo saiba como ter uma velhice muito mais saudável.

“Velho é aquele que fica em casa sem fazer nada”. Embora se trate de uma frase feita, ela é muito verdadeira. Os idosos hoje são muito mais ativos do que eram os nossos avós, por exemplo. E isto é muito importante, porque é na velhice, que o corpo sofre com a debilidade natural do organismo. Há uma perda natural na produção e renovação das células que provocam o desencadeamento de uma série de complicações não somente no organismo, mas também nas emoções. É na velhice que a solidão tende a aumentar, já que muitas pessoas deixam de ter uma vida mais ativa – perde o contato com outras pessoas e com a rotina mais corrida que antes, na vida adulta era tão comum.

Para evitar problemas com a saúde física e emocional é fundamental que a velhice também seja um momento de vida saudável. O primeiro passo para ter um velhice saudável é não se encaixar nos estereótipos – a vida durante a velhice não acaba. Por isso, é importante manter o convívio com outras pessoas, de diferentes idades. Também é crucial que o futuro seja planejado, para que algumas angústias típicas dessa fase sejam minimizadas ou até mesmo eliminadas. Planejar uma reserva financeira é um passo fundamental para ter tranquilidade e equilíbrio.

Também é importante que nessa fase da vida, alguns hábitos novos sejam criados e, os bons mantidos. Alimentar-se corretamente, nas horas certas, fazer a ingestão de água na quantidade mínima recomendada, ajuda a manter o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo. Atividades físicas regulares também precisam entrar para a lista de novas atitudes.

Manter-se ativo e com um pensamento positivo também é muito importante. Sabe-se que grande parte dos idosos sofre com depressão. Não ficar sozinho, de maneira isolada, é um caminho para encontrar novas amizades e até mesmo novos referenciais para a vida que segue.

Cultivar a felicidade e manter uma atividade regular de passatempo também é essencial. Não se esquecendo de fazer acompanhamentos médicos com a regularidade necessária.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!