Página Inicial > Receitas e Mesa > Aprenda a Fazer Você Mesma Panetone ou Chocotone

Aprenda a Fazer Você Mesma Panetone ou Chocotone

O natal está se aproximando e uma das grandes tradições é comer panetone. Pensando nisso, separamos uma receita clássica – que pode servir para chocotone também. Mãos na massa!

Para fazer esta delícia de receita – panetone ou chocotone caseiros – serão necessários os seguintes ingredientes: para preparar o fermento básico, 45 g de fermento biológico fresco, 50 g de açúcar, 125 g de água morna, 150 g de trigo. Para a massa: 100 g de manteiga, 80 g de açúcar, 4 gemas, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sopa de glicose, 40 g de leite, 1 colher de sopa de licor curaçao, 1 pitada de sal, raspa de 1 laranja, raspa de 1 limão, 300 de farinha de trigo. Para o recheio de panetone: 200 g de uvas passas, 200 g de frutas cristalizadas. Para o recheio de chocotone: 280 g de gotas de chocolate.

Depois de organizados os ingredientes, siga o modo de preparo.

Inicie pelo preparo do fermento. Amasse com as costas de uma colher o fermento com o açúcar e um pouquinho da água, até dissolver bem. Acrescente aos poucos, alternadamente, a farinha e a água. Cubra a vasilha com filme plástico e deixe crescer, de preferência no sol – é bem mais rápido e cresce bastante – ou em cima do forno quente.

Em seguida, inicie o preparo da massa. Faça uma coroa com a farinha, ao redor coloque o açúcar e o sal. No centro coloque as gemas, o óleo, as raspas, a glicose, curaçao, manteiga e o fermento. Misture tudo com as mãos, no final, se necessário, coloque o leite aos poucos. Sove bastante a massa, muito bem, até que fique bem lisinha. Coloque em uma vasilha, cubra com papel filme e coloque para crescer, de preferência em lugar aquecido, como sol ou em cima do forno quente, até dobrar de volume.

Feito isso, misture os ingredientes do recheio, frutas cristalizadas e passas para panetone ou gostas de chocolate para chocotone. Sove novamente, faça 2 bolas e coloque em 2 formas para panetone de 500 g cada. Pode também dividir a massa em 8 ou 10 partes e colocar em formas para panetone de 100 g. Deixe crescer por cerca de 30 a 60 minutos, em lugar aquecido. Leve para assar a 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja dourado. Lembre-se de que o centro dele é meio mole, então, furar com palito não irá funcionar.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!