Página Inicial > Receitas e Mesa > Aprenda a Fazer Um Delicioso Caranguejo Com Leite de Coco

Aprenda a Fazer Um Delicioso Caranguejo Com Leite de Coco

Os caranguejos são crustáceos muito apreciados na culinária do norte e nordeste do Brasil. eles habitam as regiões litorâneas do mundo inteiro, no entanto, algumas espécies desse crustáceo preferem as regiões de mangues, onde em geral, são também muito cultivados. Várias são as populações caiçaras que vivem da cultura do caranguejo, capturando-os e revendendo, tanto em pontos de praia como em beiras de estradas.

Os caranguejos alimentam-se de outros peixes, outros crustáceos menores, e até mesmo de pequenos animais mortos. Possuem uma capacidade enorme de adaptação em qualquer tipo de água, até mesmo em águas sujas e poluídas. Por isso, é sempre importante saber a procedência do caranguejo, antes de fazer o consumo do mesmo.  Estes crustáceos chegam a medir até 20 centímetros de comprimento, e podem pesar até 1 quilo.

De maneira geral, costuma ser um prato muito consumido também em regiões praieiras onde é largamente servido como iguaria principal em restaurantes que vão, desde os mais simples aos mais sofisticados.

Quem aprecia o prato, pode fazer o preparo dele em casa, lembrando que é importante fazer a compra de unidades que estejam frescas e em local de extrema confiança. Sugerimos aqui uma receita bem tradicional e fácil de fazer.

Para fazer esta delícia de receita típica – caranguejo com leite de coco – serão necessários os seguintes ingredientes: 4 dentes de alho, 1 cebola, 1 tomate, 2 colheres de azeite de oliva, 2 tabletes de caldo sabor camarão, 1 maço de coentro, 1 colher de chá de corante, 1 garrafa de 500 ml de leite de coco, 8 caranguejos, 1 pitada a gosto de sal.

Depois de organizar os ingredientes, siga exatamente o modo de preparo.

Para fazer o caranguejo, primeiro, em uma panela grande coloque o azeite e frite a cebola e o alho junto com o corante. O processo dura cerca de 2 a 3 minutos. Cuidado para não queimar os temperos. Em seguida, coloque o tomate, sem sementes e sem pele, os tabletes de caldo de camarão, e deixe refogar por 5 minutos. Feito isso, coloque o leite de coco e a metade do coentro já picadinho.

Quando o tomate estiver quase um creme coloque os caranguejos limpos na panela. Cubra com água e o restante do coentro, deixe cozinhar, prove o caldo e veja se precisa de um pouquinho de mais de sal.

Sirva com pedacinhos de limão.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!