Página Inicial > Receitas e Mesa > Aprenda a Fazer Arroz Cremoso Com Grão de Bico

Aprenda a Fazer Arroz Cremoso Com Grão de Bico

Uma das receitas mais fáceis de serem feitas é o arroz. Prato tradicional entre os brasileiros, o grão já é consumido pelo homem há pelo menos 10 mil anos, de acordo com estudos feitos pelos historiadores. O arroz teria sido cultivado, primeiramente, entre os asiáticos, especialmente na China e no Japão. Acontece que há registros de que os egípcios também cultivavam arroz no rio Nilo.

Com o aumento das rotas marítimas de exploração, o arroz acabou sendo levado para a Europa, e foi incorporado à alimentação de muitos povos. Rico em carboidrato e proteína, o arroz é alimento completo, de baixo custo e que em alguns locais e culturas, costuma ser consumido puro, sem qualquer tipo de acompanhamento.

O grão também é altamente versátil, pode servir para complementar sopas, assados, bolinhos, fazer leite, assim como pode ser a base de pratos como o risoto. Há muitos tipos de arrozes hoje cultivados no mundo.

Uma delícia de receita feita com arroz é a que trazemos aqui –  arroz cremoso com grão de bico – serão necessários os seguintes ingredientes: 1 copo americano de arroz branco in natura, ½  lata de grão-de-bico escorrido, 2 copos de água, 1 copo de molho de tomates com pedaços, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho fatiados, 1 colher de sopa de óleo de girassol, 3 colheres de sopa de salsinha picada, pimenta branca moída na hora agosto, sal a gosto, fio de azeite.

Vale lembrar que esta receita rende até 4 porções generosas e pode ser acompanhada por uma bela salada verde. Quem preferir, faça também escalopes de filé mignon com molho madeira, a carne é perfeita para esta receita de arroz.

Depois de organizar os ingredientes, siga exatamente o modo de preparo.

Aqueça o óleo de girassol e, em seguida, frite a cebola e o alho até começarem a dourar. Para isto, use fogo baixo. Feito isso, junte o arroz, e frite por alguns segundos. Acrescente a água já quente e o molho de tomates a esta mistura. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos, sempre em fogo baixo e com a panela tampada. Quando já estiver cozido, depois desse tempo, junte o grão-de-bico escorrido, e cozinhe por mais 5 minutos. O ponto certo é quando o arroz já estiver cozido, mas ao mesmo tempo, molhadinho ainda.

Desligue, adicione a salsinha, tempere com pimenta e ajuste o sal. Regue com um fio de azeite e sirva imediatamente, fumegando.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!