Página Inicial > Receitas e Mesa > Aprenda a Fazer a Tradicional Coxinha de Frango

Aprenda a Fazer a Tradicional Coxinha de Frango

Uma das receitas salgadas mais tradicionais no Brasil é a coxinha de frango, a famosa coxinha de boteco. Incrivelmente saborosa, é também uma receita que não só agrada ao paladar de todos, como também é exclusivamente brasileira. A coxinha teria sido criada em meados do século XIX, como sendo uma alternativa mais barata e com maior durabilidade, para substituir as tradicionais coxas de frango que eram vendidas aos trabalhados nas portas das fábricas em São Paulo. Curiosamente, um prato que está ligado diretamente ao processo de desenvolvimento da industrialização no Estado de São Paulo.

A coxinha fez tanto sucesso que, logo já estava sendo também feita e comercializada em outras localidades do país, como Rio de Janeiro e Paraná. Daí para se popularizar ainda mais, foi um passo bem curto.

A coxinha é feita a partir de uma massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, e depois recheada com frango desfiado. Esta é moldada em formato de uma coxa de frango, que depois é passada em farinha de rosca e levada ao óleo quente para fritar. O recheio pode ainda ter variação: acrescenta-se batata e/ou queijo cremoso.

A coxinha é um dos pratos mais tradicionais e que pode ser encontrado em botecos, padarias, restaurantes. Além disso, em festas e eventos, costuma ser servida, em tamanho menor, como uma das principais atrações degustativas.

É possível fazer coxinha em casa, de maneira muito fácil. Aqui, selecionamos uma receita tradicional de coxinha de frango que é bem fácil de fazer.

Para fazer esta delícia de receita – coxinha tradicional de frango – serão necessários os seguintes ingredientes: para a massa, 1 xícara (chá) de água, 2 xícaras (chá) de leite, 2 tabletes de caldo de galinha, 1/2 xícara (chá) de batata cozida e espremida, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, margarina para untar. Já para o recheio, serão necessários os seguintes ingredientes: 1 kg e meio de frango, 3 colheres de requeijão cremoso, 2 colheres de azeite, 1 cebola pequena, 2 dentes de alhos, temperos a gosto. Para empanar serão necessários: farinha de rosca, 2 ovos batidos, óleo para fritar.

O tempo de preparo é 1 hora e a receita rende 40 unidades.

Primeiro, prepare o recheio. Em uma panela coloque o azeite, alho picado e a cebola e frite, depois, coloque o frango desfiado e os temperos de sua preferência. Em seguida, refogue por uns 5 minutos, retire do fogo coloque o requeijão misture. Espere esfriar e faça as coxinhas.
Para preparar a massa: em uma panela grande, coloque a água, o leite, o tablete de caldo, a batata e a manteiga e deixe ferver. Acrescente a farinha de trigo de uma só vez, mexendo até soltar do fundo da panela. Coloque sobre uma superfície lisa, untada, sove bem e deixe esfriar. Abra a massa com as mãos, coloque uma azeitona no centro e o recheio, feche dando formato de coxinha. Passe pelo ovo batido, pela farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva.

Pode congelar por até 3 meses em freezer.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!