Página Inicial > Casamento > Aprenda a Calcular o Cardápio na Medida Certa Para o Casamento

Aprenda a Calcular o Cardápio na Medida Certa Para o Casamento

A organização de um casamento demanda uma série de detalhes que devem ser planejados com muito cuidado. Isto porque qualquer que seja o erro no planejamento da festa, por exemplo, pode onerar o orçamento, inicialmente imaginado. E vale lembrar que, o casamento é uma festa que celebra a união de um novo casal e começar a vida a dois com dívidas pode não ser uma boa escolha.

Planejar, planejar, planejar. Esta será a palavra mais ouvida por ao menos 12 meses na vida do que está à espera de subir ao altar. São detalhes de planejamento que vão desde começar a pensar em quem será convidado para a festa atéa chegada dos cumprimentos na despedida deles no dia do evento. Cada mimo com a decoração, a escolha do local, a escolha da comida que será servida no evento, tudo deve ser planejado com antecedência e minúcia.

Em relação ao cardápio, há mais a ser pensado do que parece. É importante, por exemplo, saber calcular as quantidades do buffet quando for encomendar o cardápio, isto evita desperdício de comida e, de dinheiro, é claro.

Para o bolo, um dos principais atrativos da festa de casamento, calcule 100 gramas por pessoa da, mas faça os cálculos pensando em apenas 40%. O que pode parecer incoerente – o correto deveria ser 100 gramas para cada pessoa da lista – não é incoerente não. Além do bolo, são servidos muitos doces, e nem todos os convidados consomem o bolo, em especial os homens.

Em relação aos doces, escolha entre 4 a 8 tipos.  Em geral, cada pessoa consome entre 3 a 5 docinhos na festa.

Em relação à bebida, lembre-se de combiná-la com o cardápio escolhido para ser servido na festa. Isso é essencial. Acresça a esta informação, que é imprescindível servir bebida de qualidade, particularmente, quando se trata das alcóolicas.

As referências de quantidade são essas: uísque:1 garrafa (de 750ml) para 6 pessoas;  champanhe, 1 garrafa para 2 pessoas (se for a única bebida); ou 1 garrafa para 6 pessoas (se tiver outras bebidas); vinho branco: 1 garrafa para 3 pessoas (se não tiver vinho tinto); vinho tinto: 1 garrafa para 5 pessoas; cerveja: 1 garrafa por pessoa (se não tiver outras bebidas);
1 garrafa para 4 pessoas (se tiver outras bebidas) ; água e refrigerante: 300ml por pessoa.

Caso vá servir salgadinhos e canapés, sirva pelo menos 5 tipos diferentes. Cada pessoa consome entre 10 a 12 salgadinhos.

Para entradas e pratos – servidos em almoços e jantares – a conta deve ser um para um. Multiplique o número de convidados pela quantidade de pratos. Uma boa combinação é entrada, massa e carnes.

Bem – casados, os clássicos da festa de casamento. Sirva um para um, este é o correto.

Quanto às lembrancinhas, calcule para 60% dos convidados.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!