Página Inicial > Animais > Animais Marinhos: Tubarão Tigre

Animais Marinhos: Tubarão Tigre

Dentre todas as espécies de tubarão existentes no mundo, uma que se destaca é a espécie tubarão-tigre.

Da família Carcharhinidae, ele é o único membro do gênero Galeocerdo, sendo chamado também por “tigre do mar”.

Características

Os tubarões-tigre são predadores do oceano com porte grande, chegando a passar de cinco metros de comprimento. Costumam ser encontrados em águas temperadas e tropicais ao redor do mundo, especialmente em torno de ilhas do Pacífico Central.

O nome é devido às listras escuras que cobrem seu corpo, bem semelhantes às listras presentes no corpo de um tigre, e desaparecem à medida em que o tubarão vai envelhecendo.

Uma das maiores espécies de tubarão do mundo, o tubarão-tigre tem comprimento em torno de 3 a 4,2 metros, pesando entre 385 e 635 kg. Alguns animais machos chegam até mesmo a 4,5 metros de comprimento, enquanto fêmeas podem alcançar 5,5 metros.

Maturidade e reprodução

Enquanto os machos chegam à maturidade sexual entre 2,3 4 2,9 metros, as fêmeas alcançam esse estágio com 2,5 a 3,5 metros.

As fêmeas costumam acasalar uma vez a cada três anos: no Hemisfério Norte, em geral o acasalamento ocorre entre março e maio e os filhotes nascem entre abril e junho do outro ano; já no Hemisfério Sul o acasalamento é feito em novembro, dezembro ou então começo de janeiro.

Diferente das outras espécies da família dos tubarões, o tubarão-tigre é o único ovovíparo: os ovos eclodem na parte interna do corpo e os filhotes vêm ao mundo vivos quando totalmente desenvolvidos.

Vida marinha

Essa espécie de tubarão costuma viver de forma solitária, atuando sempre em caçadas noturnas.

A alimentação dos tubarões-tigre é feita de uma grande variedade de animais marinhos, entre elas peixes, crustáceos, focas, lulas, pássaros, tubarões menores, golfinhos, tartarugas e serpentes marinhas.

Devido à pesca para extrair suas barbatanas, essa espécie está praticamente ameaçada de extinção.

Ataque a humanos

Embora a espécie de tubarão-tigre seja visto como uma das espécies mais perigosas para os humanos, de acordo com cientistas o número de ataques registrados não é tão assustador.

Apesar disso, ele ocupa o segundo lugar na lista de quantidade de ataques registrados aos humanos, atrás apenas do tubarão branco.

O ataque a pessoas ocorre porque essa espécie costuma visitar recifes localizados a pouca profundidade, além de portos e canais, dando oportunidade a um encontro com os seres humanos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!