Página Inicial > Pet > Alimentação Balanceada Para o Seu Pet

Alimentação Balanceada Para o Seu Pet

Os animais precisam ter uma alimentação balanceada, assim como os humanos. É importante se atentar para esta questão, uma vez que muitos iniciantes no trato com certos animais insistem em fazer aquilo que ouviram de algum amigo que possui um exemplar do mesmo pet que acabou de chegar à casa. Não é bem assim que funciona.

Quem quer ter um animal de estimação, seja ele um cão, gato, hamster, peixe, pássaro, coelho ou cavalo, precisa oferecer alimentos que são apropriados e não aqueles que são mais fáceis de serem oferecidos. Vale reforçar que os animais viviam em um habitat particular, e foram tirados dele e domesticados pelo homem. Cabe então a cada dono ter os cuidados específicos com a raça que escolheu para ter em sua companhia.

Hamsters, por exemplo, são animais onívoros, ou seja, possuem uma dieta que pode receber vegetais, sementes ou proteína animal. São animais que também enjoam facilmente de certos alimentos, e isto significa que a alimentação oferecida a eles deve ser bastante variada e sem grandes repetições em um mesmo dia. Ela precisa ser rica em vitaminas, sais minerais, e diversos outros nutrientes. Este cuidado aumentará potencialmente a expectativa de vida de um hamster.

No mercado para pets, há uma diversidade grande de alimentos já prontos que podem ser comprados e oferecidos a eles. O ideal é que sejam misturados a algum tipo de semente, já que hamsters gostam bastante de roer.

Também é importante oferecer alguns tipos de vegetais aos roedores. Cenouras são bastante indicadas.

Há quem queria oferecer capim aos hamsters. De fato, são altamente indicados e podem ser oferecidos, inclusive, todos os dias. Para os hamsters que não estão acostumados a receber capim em suas dietas, a recomendação é que o alimento seja introduzido aos poucos. Uma boa dica é plantar em potinhos graminhas e deixá-los à disposição do roedor já dentro da gaiola dele.

Outra opção é oferecer certas ervas e alguns tipos de flores, ocasionalmente. Camomila, hibisco, calêndula, melissa, erva cidreira, folhas de amora, pétalas de rosa, costumam ser bem apreciados pelos roedores. Estes alimentos podem ser oferecidos individualmente ou misturados à ração.

Algumas sementes também são bem apropriadas, porque, já apontado, eles gostam muito. Vale apenas lembrar que os hamsters anões devem comer os grãos menores, já aos sírios estão permitidas as sementes maiores.

Evite oferecer frutas aos hamsters, já que estas não fazem parte da alimentação natural deles. Caso queira, ofereça com muita parcimônia, e apenas se eles se agradarem da comida.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!