Página Inicial > Mulher > Joias > Aliança de Ouro | Alianças de Ouro para Casamento e Noivado 18K

Aliança de Ouro | Alianças de Ouro para Casamento e Noivado 18K

Quer Comprar uma Aliança?

Você sabia que a aliança é um dos símbolos mais fortes e antigos acerca da união entre os casais? Sabia que o ato de usar aliança no dedo anelas é sinônimo de união eterna? Sabia que a aliança de ouro possui um significado especial?

Pois bem. Aqui, vamos dizer a você tudo o que precisa saber sobre aliança de outro! Acompanhe!

alianca de ouro com diamentes

A simbologia da aliança

Não é de hoje que uso da aliança é tradição, isto acontece há milênios. Ainda na Grécia Antiga, os gregos acreditavam que ao usar uma aliança no dedo anelar da mão esquerda estariam representando o amor e a fidelidade eternos entre aqueles que, ou estavam por se unir através do casamento (ou já eram unidos de alguma forma).

O casal que usava uma aliança estaria destinado a um casamento feliz, harmônico e longevo.

alianca de ouro para noivar

Mas, em alguns períodos, a aliança era usada somente pela mulher, no dedo da mão esquerda. Isto porque o anel era a prova de que ela era quase uma propriedade de seu noivo, não estando disponível para nenhum outro pretendente.

alianca de ouro noivadoEntre os hindus

Mas, muitos historiadores apontam que já era um hábito simbólico entre povos mais antigos ainda, como os hindus. Estes criam que no dedo anelar da mão esquerda passaria uma veia conhecida por eles como vena amoris, e que ela estaria ligada diretamente ao coração.

alianca de ouro fio de ouro

Então, usar uma aliança no dedo esquerdo, para eles, significaria amor eterno entre aquele par. Mas, grave bem: no entanto, as mulheres que, por ventura, perdessem suas alianças, estariam fadadas a se tornarem viúvas, ou seja, cria-se que elas fiariam sem seus maridos.

E isto aconteceria da forma trágica mais trágica possível.

alianca de ouro femininaEntre os egípcios

Os egípcios, por exemplo, costumavam enterrar os seus mortos com todas as joias, bem como as alianças de casamento, já que eles criam que desse modo, a união do casal ultrapassaria os limites entre a vida e a morte e, portanto, aquela relação seria eterna.

Mas, se um dos cônjuges perdesse a aliança, o casamento seria uma infelicidade total.

 alianca de ouro duas cores

O uso da aliança obrigatório

No mundo ocidental, a aliança passou a representar símbolo de fidelidade e união entre casais cristãos.

A partir do século IX, a Igreja católica adotou o uso da aliança como sendo o mecanismo simbólico que conhecemos hoje – quando um casal vai se unir, é quase uma obrigatoriedade o uso da aliança em ouro para marcar a união e a nova condição civil de ambos.

alianca de ouro de noivado

Sem muitas modificações através dos tempos  

Sendo assim, praticamente todas as culturas no mundo o uso de aliança se dá pelos pares, e em alguns casos, deve acontecer já a partir do noivado. E, para a ocasião das bodas, haverá a troca do par de aliança.

alianca de ouro de casamento

Também é importante destacar que a tradição de usar aliança entre os casais perpetuou-se e permanece até os dias atuais, com poucas modificações, ou simbologias distintas entre as culturas que guardam o hábito do uso do anel.

Mas, veja bem: esta representação simbológica de união dada pela aliança nunca se restringiu ao matrimônio (embora nesta situação, tenha sido sempre mais comum).

Alianca de Ouro

Mas, afinal, ó que é e do que é feita a aliança para ser tão simbólica?

A aliança é um tipo de anel, nada mais do que isso. Acontece que ele é produzido a partir de metal nobre fundido – ouro, prata, ou aço –, e que, no Brasil, costuma ser usado no dedo anelar da mão esquerda para simbolizar que houve o matrimônio de um casal.

Alianca de Ouro vermelho

Nesse caso, são trocadas pelos pares já no final da cerimônia. E especificamente para ocasiões de matrimônio, as alianças são de metal valioso: o ouro. E isto é o que confere a beleza e o valor ao anel.

Alianca de Ouro 3 cores

Aliança feita de ouro é uma joia?

Aliança feita de ouro é mais do que representação simbólica de união entre um casal. Trata-se de uma joia, uma representação artística de tão elaborada. Ela pode ser dos mais variados modelos – escovada ou polidas; industrializada ou artesanal, assim como dos mais variados quilates: 14k, 18k ou 24k (ou até mais).

Apresentam diferentes larguras, podem vir ou não cravejadas de pedras preciosas, ou até mesmo em combinação com tipos de ouro (branco, rosa, por exemplo), já que o uso do amarelo é o mais comum.

Alianca de Ouro amarela

Significado especial das alianças

A aliança costuma ter significado especial, ganhando destaque dentre todos os elementos de cerimônia matrimonial.

Desse modo, o formato dela e o material de que é feito, permitem determinar os próprios significados dela. Primeiro, o formato em círculo é considerado um símbolo de perfeição por não ter começo ou fim. Lembre-se, já vimos que em cada cultura, a aliança tem um significado.

Alianca de Ouro Simples

A de ouro simboliza eternidade, vida e, até mesmo, proximidade com algumas divindades. Mas por que isso? Porque o ouro é considerado o mais valioso dos metais. Traz em si aspectos significativos para o sucesso de qualquer casamento, tais quais a iluminação, o conhecimento e a imortalidade da própria união.

Alianca de Ouro fina

Quem faz a compra de uma aliança?

Normalmente, um casal, quando vai se unir, por meio do matrimônio e noivado. Por tradição, a compra costuma ficar a cargo do homem, o que não impede que uma aliança seja comprada por uma mulher para outra finalidade que não simbolizar o casamento. Um presentinho pessoal não é nada ruim, não é verdade?

Guardadas todas as histórias que envolvem o uso de alianças pelos casais que vão se casar, hoje elas também são usadas largamente pelos jovens que estão em namoros mais prolongados, simbolizando que entre eles existe um compromisso mais sério.

Alianca de Ouro com diamantes

Daí esse tipo de aliança ser conhecido como de compromisso, só que com a diferença de que, nessa situação, não são alianças de ouro. Em geral, são de aço escovado ou cirúrgico.

Alianca de Ouro batimentos

Como escolher uma aliança perfeita para casamento ou noivado

Cabe ressaltar, antes de mais nada, que não existe uma regra prévia para escolher uma aliança. Acima de tudo, precisa ser uma aliança confortável, adequada aos seus gostos pessoais, e às possibilidades financeiras de compra (existem alianças de ouro que custam pequenas fortunas!).

Precisa ser durável, já que o seu uso será diário e irá acompanhar a pessoa, por muitos anos.

Alianca de Ouro par

Por tradição, posso escolher somente aliança de ouro amarelo?

Na natureza, o ouro só pode mesmo ser encontrado em tons de amarelo. Sendo assim ele ainda é a principal escolha dos casais para a confecção das suas alianças de ouro.

No entanto, aliança feita de ouro amarelo há muito tempo não é mais a única opção disponível nas joalherias em todo o mundo. Existem inúmeras alternativas que conferem até mais beleza do que o círculo de ouro tradicional e secular.

Alianca de Ouro fosca

Mas, anel de ouro de outra cor, é ouro mesmo?

Veja aliança de ouro de outra cor não significa que ela será de outro material. Ao contrário. No caso do ouro branco, por exemplo, o ouro passa por alguns tratamentos para chegar às joalherias e, sendo assim, demanda menos manutenção ao longo do tempo.

Vale ainda destacar que ele ganha sua “cor branca” pela mistura de metais como paládio, prata e níquel. Já para adquirir brilho, ele também recebe um banho de ródio. Com o passar dos anos, essa composição exige cuidados para continuar bonita e perfeita.

Alianca de Ouro anatomica

Assim o ideal é sempre levar à joalheria onde foi confeccionada para que eles façam os tratamentos adequados para que se mantenha a beleza da aliança.

Alianca de Ouro classica

Aliança de ouro rosa

O ouro rosa, por sua vez, é formado pela adição de metais como o cobre à liga. Trata-se de um material que oferece várias vantagens: apresenta charme, tom vintage, é mais barato do que ouro branco e, o melhor: exige pouquíssima manutenção.

Vale destacar que, independentemente da cor do ouro, peças do mesmo quilate sempre têm o mesmo teor de pureza. Ou seja, o preço que será pago por um par de alianças de ouro amarelo 18k não será maior do que o pago por uma aliança 18k de ouro rosa, por exemplo.

Alianca de Ouro Polida

O que significa quilate em uma aliança?

Muita gente não sabe, por exemplo, o que significa o termo quilate, e na hora de fazer a compra da aliança na joalheria, se mete em confusão. Trata-se de uma unidade de medida que expressa a quantidade de ouro usada em uma mistura formada por dois ou mais metais.

Em geral, essa liga de metais costuma ser dividida em 24 partes idênticas, o que significa que o ouro mais puro é o de 24k – e que, por isso, é o mais dourado e delicado que os demais. Em outras palavras, ao comprar um par de alianças de ouro de 24k, você estará adquirindo uma joia de ouro delicado e puro.

Alianca de OuroLinda

Qual é a quantidade de quilates mais indicada para alianças?

Para a confecção alianças de ouro, a quantidade de quilate mais indicada é o 18k, que também é conhecido como 750 pelo fato de 75% do seu peso ser composto por ouro puro. Por ser mais resistente que os de 24 e 22k, ele é perfeito para o uso diário.

Alianca de Ouro Casamento e Noivado

Algumas alianças de ouro produzidas em ligas de 14k são outra opção interessante para casais que desejam ter peças boas, mas sem precisar desembolsar valores vultosos. No entanto, sempre cabe a ressalva de que, neste caso, a ouro terá menos de 18k, ou seja, será menos pura e não tão duradoura quanto se imagina.

Alianca de Ouro 18k

E quais são os modelos de alianças mais procurados no momento?

Note que o mundo das alianças de ouro é vastíssimo e só tende a aumentar, em virtude dos desenvolvimentos tecnológicos. Além dos materiais, as possibilidades de modelos e acabamentos mostram-se cada vez mais alinhados com os novos tempos. Sendo assim, é muito importante conhecer todas as opções disponíveis no mercado.

Alianca de Ouro Grossa 

Aliança da linha clássica

A linha clássica ainda é a mais procurada por todos os casais. Refere-se ao modelo das primeiras alianças que usadas em todos os tempos: finas, lisas e arredondadas. Contudo, é possível investir em modelos mais arrojados, que estejam associados à personalidade do casal.

Alianca de Ouro pedras

Alianças de ouro grossa, reta ou encomendada

As alianças de ouro também podem ser grossas, ter acabamento reto, por exemplo. Também é possível encomendar um par de alianças exclusivo. No entanto, neste caso, que elas são a opção mais cara, embora traduzam a personalidade de quem irá usar como nenhuma outra, já que é possível escolher todos os seus detalhes.

Alianca de Ouro branco 18k

Caso não saiba o que escolher, pesquise por referências em sites de joalherias, e veja se é possível marcar um horário para experimentar algumas peças ou ter mais orientações sobre como fazer a encomenda. Saiba que é possível também levar um desenho da aliança para que seja confeccionada.

Alianca de Ouro 1

Invista em uma personalização tradicional

Se a ideia é gastar pouco, mas ter um par de alianças personalizada é investir em inscrições no interior das duas joias. Nomes, siglas, datas, frases ou quaisquer informações que sejam pertinentes apenas ao casal, por exemplo, ajudam a personalizar, com investimento baixo.  Só é preciso escolher algo que faça sentido para os dois.

Alianca de Ouro amarelo

Lembre-se ainda que, quanto mais detalhe tiver uma aliança, menores as chances de o joalheiro conseguir fazer um bom trabalho do ponto de vista estético. Sendo assim, a possibilidade de fazer inscrições precisa ser analisada com cuidado. Não opte por inscrições muito extensas ou ter letras muito grandes. Procurem ser sucintos. Em joias não se pode ser prolixo.

 

Não gaste muito para ter um lindo par de alianças

De tudo o que foi dito aqui, desde a origem das alianças de ouro até os modelos que existem no mercado hoje, a informação mais valiosa é essa: aliança perfeita é aquela que não onera o orçamento.

Ou seja, não é viável comprometer a realização do casamento apenas para comprar uma joia que esteja além dos limites do orçamento do casal. Afinal, a aliança não pode simbolizar o início de uma vida com dívidas.

Alianca de Ouro ouro branco

As Alianças De Ouro – Para Os Noivados E Para Os Casamentos

As alianças são símbolos de união entre os casais há milênios. Ainda na Grécia Antiga, os gregos acreditavam que usar o anel no dedo anelar da mão esquerda representava o amor e a fidelidade eternas entre aqueles que ou estavam por se unir ou já eram unidos pelo matrimônio.

Alianca de Ouro brilhante

E a tradição de usar alianças entre os casais perpetuou-se e permanece até os dias de hoje, com algumas poucas modificações entre as culturas que guardam o hábito do uso do anel pelos casais. Inclusive, as alianças devem ser usadas a partir do noivado do casal, mas será necessária a troca do par de alianças à época da cerimônia do matrimônio?

Alianca de Ouro meia grossa

O primeiro ponto que deve ser abordado é que as alianças podem ou não ser compradas pelo casal, caso o homem tenha alguma preocupação de que sua noiva não vá gostar do modelo de aliança escolhido.

Desse modo, é possível que ambos experimentem os anéis – e a noiva em especial, verifique se a aliança é confortável, se está de acordo com seus gostos pessoais, e se ela é durável, já que o seu uso é diário e irá acompanhá-los, pelo menos até as vésperas da cerimônia religiosa.

Alianca de Ouro branco e amarelo

Agora, caso o noivo queira fazer surpresa ao pedir a mão de sua namorada é aconselhável que ele de alguma forma meça o dedo da futura mulher e tende saber que modelo de aliança ela gostaria de usar.

Também quando o assunto é a escolha do par de alianças para simbolizar a união do casal, não existe uma regra prévia para os mesmos anéis usados durante o noivado sejam ou não trocados por outro par, à época do casamento.

Alguns casais preferem comprar alianças mais simples para serem usadas no período de noivado, em especial se este for um pouco mais longo do que o desejado.

Alianca de Ouro Simples 1

E tudo irá depender do orçamento que há para a organização de outros detalhes relacionados à festa de casamento. Mas não haverá problema algum, se a escolha for por um único par, sem a necessidade da troca, posteriormente.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!