Página Inicial > Educação > Religião > Algumas Religiões Mais Cultuadas o Mundo Inteiro

Algumas Religiões Mais Cultuadas o Mundo Inteiro

 

Religião pode ser conceituada como um conjunto de sistemas culturais e de crenças, com visões de mundo, e símbolos estabelecidos e relacionados à espiritualidade, humanidade, e valores morais. Há diversas religiões que se espalham pelo mundo, também de acordo com a cultura em que estão inseridas. Aqui, listamos para você algumas das mais populares no mundo.

Uma das mais antigas religiões do planeta é o paganismo. Também denominada como wicca – trata-se de uma religião neopagã, com nítida influencia de crenças pré-cristãs e práticas cultuadas na antiga Europa ocidental. A religião prega o poder sobrenatural, como a magia, e princípios físicos e espirituais, tanto masculinos como femininos, completando a natureza. Há celebração dos ciclos da vida e festivais sazonais, populares como sabbats, que acontecem até 8 vezes por ano. Estima-se que hoje haja entre 12 a 19 milhões de adeptos.

Outra religião que é bastante popular no mundo inteiro, mas que não é tão antiga quanto a anterior é o espiritismo. De acordo com os próprios seguidos dessa crença, não se trata propriamente de uma religião, mas sim de uma doutrina, que tem as suas bases na crença de vida após à morte, ou seja, na perpetuação do espírito. Sua origem se deu França, tendo se expandido pelo mundo depois da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Estima-se que haja no mundo mais de 13 milhões de adeptos no mundo inteiro.

Uma das mais antigas religiões e a primeira monoteísta da história da humanidade. Trata-se do judaísmo, que ultrapassa os conceitos de religião e filosofia, sendo também um estilo de vida. Caracteriza-se como a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com Filhos de Israel, de acordo com judeus religiosos. O judaísmo está entre as 10 maiores religiões e mais importantes do mundo. Estima-se que entre nascidos no seio da religião – precisa nascer judeu para pertencer oficialmente ao judaísmo – e os convertidos existam mais de 18 milhões de adeptos no mundo inteiro.

Outra também milenar e muito tradicional é o budismo. Assim como o espiritismo, não se trata diretamente de uma religião, mas de um conjunto de doutrinas filosóficas e também estilo de vida. O budismo possui suas bases nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda de 600 a.C., com procura pela realização plena da natureza humana. Para o budismo, a existência é ciclo contínuo de morte e renascimento, e as vidas presentes e passadas são interligadas. São cerca de 376 milhões de adeptos no mundo inteiro.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!