Página Inicial > Veículos > Carros > Acessórios Para Carros: Travas–elétricas

Acessórios Para Carros: Travas–elétricas

As travas elétricas tanto podem ser itens de fábrica quanto acessórios instalados em carros novos ou seminovos.  Estas, mais do que garantirem facilidades aos condutores, podem também ser consideradas como itens básicos de segurança, em especial para quem transporta crianças em seus automóveis.

Mas, se o seu carro não dispõe das travas e deseja instalá-las, antes de comprar o chamado “kit” acessório de travamento elétrico, que pode ser colocado tanto em carros duas portas, quatro portas, como no porta-malas, é importante que alguns cuidados sejam tomados pelo consumidor, tanto em casos de compra de veículos que já vêm com o acessório de fábrica, quanto àqueles que decidem acoplá-lo ao automotivo, tanto numa concessionária, quanto numa loja especializada na revenda e instalação desse tipo de kit, uma vez que este tipo de acessório, quando instalado de forma inadequada ou imprecisa, pode afetar diretamente no funcionamento da bateria do carro, consumindo excessivamente a energia.

O primeiro cuidado a ser verificado é se o equipamento é original, depois verificar se o carro exige que seja instalado um kit especifico para o modelo. Depois é imprescindível certificar-se da garantia do produto e procurar um profissional que entenda de instalação elétrica ou estabelecimento especializado na aplicação das travas.

Há kits diferentes para objetivos distintos: se quiser colocar travas apenas nas portas do motorista e do passageiro ao lado, existe um jogo de travas; já para carros com quatro portas é outro tipo de kit. Agora, para quem deseja instalá-los nas quatro portas e também  no porta-malas do veículo – prática que tem sido muito comum- é necessário que seja feita a aquisição de um kit porta-malas, específico para o tipo de porta.

Também é importante conhecer um pouco sobre a composição do sistema de travas elétricas para as portas de motorista e passageiro para não ser enganado no momento da compra – os kits de travas podem ser do tipo mestre e escravo, e apresentam dois modelos distintos. Há o motor rotativo, o qual possui um modelo interno que gira sempre no mesmo sentido e se utilizam de centralinas externas. O motor mestre – que recebe e envia sinais de trava e possui 4 cabos; já o escravo – que recebe os sinais – 3 cabos. Toda a parte de instalação dos fios deve ser realizada conforme as orientações do fabricante, caso o serviço seja realizado makeyourself,por isso é importante a leitura do manual de instalação presente no kit.

O motor reverso trabalha com a reversão de polaridade dos motores para executarem a “trava” e a “destrava”. Ambos trabalham em conjunto e, caso a trava ou destrava das portas não ocorra, um deles apresenta algum tipo de dano elétrico, em geral. Também é importante verificar se o sistema é mono ou duo (duplo). O mono produz o travamento da porta do motorista e da do passageiro que está ao seu lado. Já no sistema duo (duplo), trava e destrava as 4 portas. O travamento pode ser feito por interruptores instalados tanto no console quando no descanso de braço, localizado na porta do carro. Um kit hoje custa a partir de R$ 800,00.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!