Página Inicial > Veículos > Carros > Acessórios Para Automóveis: O Desejado Teto Solar

Acessórios Para Automóveis: O Desejado Teto Solar

Andar de carro, nas ruas ou nas estradas, e em dias ensolarados. O que falta no carro para que a combinação seja mais que perfeita? Apreciar o céu azul, sentindo os raios solares aquecerem a pele. Como? Com a ajuda de um dos itens mais desejados pelos donos de carros, em especial dos esportivos: o teto solar.

Não se trata de um acessório para carro muito popular aqui no Brasil. Mas, em modelos esportivos, é um dos itens que mais são pedidos nas concessionárias pelo mundo afora. Contudo, para se ter um item desse, é necessário fazer a encomenda, já que a maioria dos modelos não suportam o acessório. Isto se deve, não a falta de beleza ou funcionalidade, mas ao preço. Tetos solares são acessórios muito caros, chegam a custar – em média – R$ 3500,00, se for um item de série. Caso seja pedido como encomenda especial, é importante ressaltar que vai sair bem mais caro.

Trata-se, portanto, de um item considerado de luxo e que não pode ser instalado por qualquer pessoa ou qualquer lugar.  Sem contar que a manutenção do mesmo pode sair bem custosa, uma vez que há poucos locais e pessoas especializadas na instalação, manutenção do acessório. A instalação de fábrica leva, pelo menos dois meses, se for encomenda.

Revisar as borrachas de vedação e os outros componentes a cada 6 meses para evitar infiltrações é essencial. Isso, com certeza, é uma economia se comparada com o valor gasto em caso de problemas com o teto solar. Sem infiltração, as peças do acessório durarão muito tempo. Mas não se pode negar que o acessório valoriza muito o carro, em termos de beleza e de valor agregado de mercado.

A manutenção deverá ser realizada de seis em seis meses. É preciso trocar borrachas, que ressecam rápido, e se elas estiverem em condições desfavoráveis de uso, irão permiti vazamentos internos de água, durante as precipitações. Olhar os dutos, para ver se estes não estão entupidos, também é aconselhável, para que sejam evitados travamentos na hora de acionar o teto solar.

Outra recomendação para quem deseja instalar ou comprar um veículo que já tenha um teto solar é que ele não poderá ser acionado quando o carro estiver em movimento. Isto por conta do peso do ar que poderá afetar o seu funcionamento. Sem contar que, alguns modelos são equipados com vidros que podem ser retirados manualmente. Se estes não estiverem devidamente travados, com o vento, poderão sair voando.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!