Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Ambientes Externos > A Iluminação Externa é Um Item Indispensável

A Iluminação Externa é Um Item Indispensável

A decoração de exterior de uma casa é sempre um setor à parte de todo o projeto da construção. Ele precisa ser bem pensado, muito antes de ser executada qualquer obra inicial ou mesmo uma reforma. Afinal, ninguém gosta de ficar numa escuridão profunda. A iluminação externa também deve ser considerada como um elemento que assegura a segurança dos moradores. Sem contar que é ela quem garante boa parte da beleza da residência durante à noite.

Fazer com que os ambientes tenham uma iluminação adequada, requer conhecimento sobre o tipo de iluminação que será utilizado em cada local da casa. Há vários tipos de iluminação, sendo que para cada uma, é necessário que o planejamento adequado seja feito antes mesmo da escolha de outros itens que também fazem parte do projeto de decoração. Escolher as lâmpadas corretas para o projeto de iluminação externa é primordial para a execução deste.

Antigamente, era comum executar um projeto de iluminação de uma casa com as lâmpadas incandescentes, inclusive nos exteriores. Estas hoje, já estão praticamente proibidas de serem comercializadas no mercado, uma vez que o consumo desse tipo de lâmpada é altíssimo, se comparado hoje às novas tecnologias. Além disso, o fluxo luminoso é relativamente baixo. As lâmpadas incandescentes produzem a chamada luz amarela, o que não é conveniente para  ser colocado numa área externa. Sem contar que, dependendo da área – jardim, sacada, espaço gourmet, lounge – haverá algumas luminárias bastante especificas enquanto uso e modelo.

Para os jardins, por exemplo,  o ideal é que sejam utilizadas as lâmpadas de vapor de sódio, as quais apresentam a luz amarelada, altamente potentes, no que concerne a capacidade de iluminar as áreas abertas. Contudo, elas apresentam alto custo em sua produção e por isso, costumam ser bem caras, juntamente com os reatores que as acompanham.

Há outras opções de custo mais elevado, na aquisição, que ao longo do tempo, são de baixíssima manutenção e custo: as lâmpadas de LED. As de LED são extremamente duráveis e eficientes, mas de custo ainda muito elevado aqui no Brasil. Para quem não sabe, LED é diodo emissor de luz. Há diversas coloridas que podem ser colocadas em cantos de jardins, ou penduradas em belas luminárias.

Agora, não se esqueça de caprichar na hora da escolha das luminárias. Alguns modelos de vidro com detalhes em couro, ou ferro costumam ser mais duráveis, além de agregar uma beleza a qualquer tipo de ambiente.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!