Página Inicial > Viagens > Brasil > A Curiosa Cidade Penápolis em São Paulo

A Curiosa Cidade Penápolis em São Paulo

Penápolis é cidade histórica e turística do interior paulista. Ela conta com infraestrutura para receber milhares de visitantes por ano. A cidade também acolhe diversos eventos artísticos como festivais literários que contam com saraus e outras diversas atividades, sem contar a presença de autores de renome da literatura brasileira. A expectativa é de que a cada ano, mais turistas brasileiros e estrangeiros passem a visitar a cidade do Estado de São Paulo.

Situada a quase 500 quilômetros de distância da capital paulista, Penápolis pertence à mesorregião de Araçatuba. Com mais de 50.000 mil habitantes, a cidade originou-se dos campos de Avanhandava, e do Sítio do alto de Avanhandava, no baixo Tietê, quando os primeiros colonizadores brancos chegaram àquela região, levados pela rota da água. Na época, ainda em meados do século XVIII, o local era apenas habitado pelos nativos da tribo Coroados, que também tinham vindo do sul do Brasil.

A colonização branca teve início mesmo em 1860, quando foram criadas colônias militares para abrigar os combatentes advindos da guerra do Paraguai. Na época, a região levou o nome de Degredo. A colônia foi se expandindo até que cinco fazendeiros compraram terras devolutas do governo, e desejavam criar patrimônio próprio, como se chamava, na época, as pequenas povoações, recém- criadas, construídas ao redor de qualquer que  fosse a capela. Era, portanto, uma área para praça, capela e abertura de ruas ao seu redor.

Já no século XX, as terras foram vendidas e dali para frente, iniciou-se a construção do plano do que seria a “Penápolis de hoje”. Na época, a cidade já contava com cerca de 4.000 habitantes. Para marcar o início de uma nova egrege, houve missa realizada pelos capuchinhos da igreja central. Logo em seguida, houve a construção dos trilhos que levariam às cidades do oeste, o que permitiu ainda mais o desenvolvimento do local. Muitos foram, entretanto, os problemas encontrados pelos moradores de Penápolis, como malária, queimadas criminosas e ataques de índios da região que não se conformavam com a vinda do progresso para a cidade.

Contudo, hoje ela é considerada um dos polos culturais do interior do Estado de São Paulo, abrigando diversos festivais culturais, entre eles o importante festival de literatura que acontece uma vez por ano. Vários escritores da chamada nova geração têm se apresentado no Festival e se revelado para o mundo. A cidade está totalmente estruturada para receber turistas durante o ano inteiro.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!