Página Inicial > Casa e Apartamento > Construção e Reforma > Vantagens e Desvantagens de ter uma Piscina em Casa

Vantagens e Desvantagens de ter uma Piscina em Casa

Publicidade:

Construir uma casa com piscina é sonho de muita gente. Casa grande, jardim, aproveitar o sol, amigos. Entretanto, há uma série de elementos que devem ser considerados por quem tem a intenção e pode fazer a construção de uma piscina em casa. Deve, portanto, ser uma decisão muito ponderada, já que os custos com a construção e a manutenção nem sempre estão atrelados aos benefícios que a piscina, de fato, poderá oferecer para a família.

Há certas vantagens em ter uma piscina em casa. A primeira delas é ter a garantia do lazer em períodos de grande calor, sem ter de sair de casa. Não é necessário frequentar um clube, ou fazer o uso de uma piscina pública, nem mesmo aguardar ansiosamente pela festa na casa do amigo ou parente que tenham casa com piscina. Além disso, a piscina passa a ser um elemento decorativo, que valoriza muito o imóvel, em especial em determinadas regiões. Casas que tenham piscina e que estão dentro de condomínios fechados, acabam possuindo um valor comercial muito mais elevado do que uma casa que não tenha.

Além disso, água da piscina não necessitará de grandes tratamentos, uma vez que poucas pessoas farão uso constante dela. Também vale lembrar que, ter uma piscina em casa, pode garantir a realização de atividade física regular mais do que recomendável, que é a prática da natação.

Mas, não é somente isto que deverá ser avaliado. Por outro lado, se a piscina é um atrativo de valor tanto para a casa, quanto para os olhos, o custo dela é bem alto. Mesmo as piscinas mais simples, e pequenas, não saem por menos de R$ 7.000,00, considerando que é necessário cavar o buraco onde ela será construída. Há vários tipos de piscinas, que vão desde as mais rústicas, construídas em azulejos, até as de vinil, que já são pré-fabricadas. De qualquer forma, ambas precisam de bomba – que costuma ser cara – e água. Para encher uma piscina é necessária a contratação de um caminhão pipa.

Todo o equipamento para a limpeza da piscina tem um custo, que costuma também ser salgado. A conservação da piscina deve ser contínua, quando não diária. O custo para mantê-la é, portanto, permanente, e deverá fazer parte do orçamento da família.

Outra questão é com a conta de energia elétrica. Uma vez que as bombas são elétricas, o uso constante delas afetará diretamente na conta, no final do mês. Verifique se a constância do uso da piscina vale o investimento.