Página Inicial > Casamento > Alianças de Casamento > A Tradição de Usar Alianças

A Tradição de Usar Alianças

Publicidade:

As Alianças – Quais Os Mitos Ligados Ao Tradicional Uso Das Alianças Pelos Casais?

O uso de alianças pelos casais é milenar e atravessou os tempos cercados de mitos e de simbologias que estão espalhados por diversos países e culturas. Originalmente, as alianças começaram a ser usadas pelos antigos gregos e romanos, que acreditavam fortemente na simbologia ligada ao uso do anel. As alianças deveriam ser usadas pelos casais no dedo anelar da mão esquerda, pois os antigos acreditavam que neste dedo passaria a veia que iria diretamente para o coração. Sendo assim, o casal que usava as alianças estariam destinados a um casamento feliz, harmônico e longevidouro. Alguns estudiosos em tradições e  culturas antigas, também acreditam que o costume de usar o anel confeccionado em material nobre, poderia ter sido levado à Grécia pelos hindus.

Os egípcios, por exemplo, costumavam enterrar os seus mortos com todas as joias, bem como as alianças de casamento, já que eles criam que desse modo, a união do casal ultrapassaria os limites entre a vida e a morte e, portanto, aquela relação seria eterna.

Muitos São os mitos que acercam os usos das alianças, as quais hoje apresentam distinção em suas funções. Há alianças de compromisso, de noivado, de casamento e de bodas. Há também entre algumas pessoas, o simples hábito de presentear a noiva com apenas um anel confeccionado em material nobre e cravejado com brilhantes, sem a necessidade de que o noivo use uma aliança. Isto, por exemplo, é muito comum nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, onde o uso do par de alianças se dá apenas quando há a oficialização do matrimônio.

Mas o costume do uso efetivo de alianças pelos casais que acabavam de se unir, foi introduzido de fato, no mundo ocidental, no final do século IX pela igreja católica, como um símbolo de fidelidade e união entre casais cristãos. Em outras culturas, as mulheres que por ventura perdiam suas alianças estariam fadadas a perderem seus maridos de forma trágica, ou teriam casamentos infelizes.

Guardadas as devidas lendas e mitos, o que é certo entre todos e, principalmente entre os brasileiros é que o uso de alianças está garantido pela tradição, beleza e romantismo. Hoje até mesmo os casais de namorados já trocam as alianças de compromisso, para simbolizar o amor que existe entre eles.