Página Inicial > Educação > Geografia > Saiba um Pouco Mais Sobre os Oceanos e Mares e Suas Diferenciações

Saiba um Pouco Mais Sobre os Oceanos e Mares e Suas Diferenciações

Publicidade:

Os oceanos e mares exercem uma importante e fundamental relevância para toda a biosfera. Com isto, levando em conta um ponto de vista ambiental eles acabam contribuindo para a composição e todo o equilíbrio climático uma vez que os oceanos acabam abrigando seres que são responsáveis por produzir a maior parte do oxigênio do planeta e ainda reter calor em períodos maiores que os continentes, em um processos que é chamado de maritimidade.

Por isso partindo de uma teoria evolucionista, a vida acabou surgindo nos oceanos primitivos e atualmente deverá abrigar uma gigantesca quantidade de vida marinha.

Para os homens os oceanos e mares exercem uma grande importância no que diz respeito as estratégias de ordem militar e comercial, assim como toda a exportação e ainda a pesca, bem como o turismo e também vários outros.

Os países que não dispõem de um litoral permanecem dependentes de outras nações determinadas para escoar toda a sua produção destinada para a exportação e ainda receber todas as importações, isso faz patê de toda a realidade de países como o Afeganistão, Áustria, Suíça, Paraguai e Bolívia que não são banhados nem com oceanos e nem com mares.

No planeta acabam sendo identificados com os mares, e essas expressões determinadas significam regiões ou ainda partes dos oceanos que acabam se encontrando em todas as proximidades dos continentes, e em alguns casos eles acabam, se estabelecendo no interior dos mesmos.

Todos os mares não contam com uma homogeinidade quando falamos de sua composição física em todo o espaço geográfico, e dessa forma todos os mares acabam sendo classificados em Mares Fechados, o que são os que se encontram nos interiores dos continentes, e desta forma não apresentam uma ligação de forma direta com os oceanos.

E os mares abertos ficam ligados diretamente aos oceanos que se encontram em todas as proximidades. No caso de mares interiores existem passagens restritas o que possuem uma possibilidade de uma conexão com os oceanos determinados onde a ligação acontece exclusivamente por meio de vários tipos de estreitos realizados.