Sabores de Pizza no Brasil

Além de fazer muito sucesso no mundo todo, e ser paixão nacional nos Estados Unidos, a pizza também é a queridinha no Brasil. Embora haja alguma variação de cidade para cidade, estado para estado, e região para região.

Um dos negócios mais abertos em todos os cantos do mundo, e que agrega seguidores e admiradores dias após dia.

Os sabores em cada parte do país também variam. Em alguns lugares itens regionais acabam parando sobre as massas redondas. Algumas combinações também só acontecem em regiões pontuais, e também a preferência por determinados tipos de massa. Em algumas cidades o consumo tem dia certo, enquanto que em outras nem tem dia, nem horário. Várias pizzarias funcionam do meio-dia à meia-noite. Além disso, o número de restaurantes 24 horas tem crescido para aquelas pessoas que sentem aquela fome até mesmo de madrugada.

Mas não são só os sabores, gostos, modos, e preferências que mudam de norte a sul, de leste a oeste do Brasil, como também os próprios números também apresentam especificidades.

A região Sudeste, por exemplo, formado pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, é responsável por 58% do mercado nacional de pizzas. Mesmo que seja uma das regiões mais bem desenvolvidas e ricas do país, o segmento de pizzarias não deve parar de crescer tão cedo, segundo especialistas, e só no ano passado, em 2011, chegou a 12%. Já para, esse ano, 2012, a expectativa continua sendo de crescimento. Voltando à região Sudeste, só o Estado de São Paulo é responsável pela comercialização de cerca de 800 mil pizzas por dia.

Observando o panorama nacional, chegamos há 50 mil pizzarias no Brasil, entre estabelecimentos formais e informais, e metade delas fica, mais uma vez, em São Paulo, seguida pelo Estado do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.

Em relação aos sabores, 30% dos brasileiros preferem calabresa (uma paixão mundial) enquanto que 21% não abrem mão de uma marguerita (Orégano, Parmesão, Mussarela, Tomate e Manjericão) e portuguesa (Orégano, Azeitonas Pretas, Cebola, Mussarela, Ovo e Presunto). Em quarto lugar aparece frango com catupiry, com 16%, e nas últimas posições, com 8% e 4%, mussarela e napolitana (Provolone, Tomate, Orégano, Molho de Tomate e Mussarela), respectivamente.

Nas capitais esse ranking é um pouco diferente. Veja abaixo as preferências diretamente de algumas das principais cidades do Brasil:

SÃO PAULO
1. Mussarela
2. Calabresa
3. Portuguesa e frango com catupiry

PORTO ALEGRE
1. Calabresa
2. Portuguesa
3. Coração de galinha, napolitana e marguerita

RIO DE JANEIRO
1. Calabresa
2. Marguerita
3. Portuguesa

BELO HORIZONTE
1. Marguerita
2. Frango com catupiry
3. Calabresa

SALVADOR
1. Portuguesa
2. Frango com catupiry
3. Marguerita ou calabresa

Termos de busca: