Página Inicial > Educação > Arte > Romero Britto, e Suas Artes Divertidas

Romero Britto, e Suas Artes Divertidas

Publicidade:

Artista brasileiro de maior prestígio fora do país, Romero Brito nasceu em 6 de outubro de 1963, em Recife, capital de Pernambuco. Pintor, escultor, serígrafo,  hoje é radicado nos Estados Unidos. Romero Brito é conhecido pelo estilo alegre, despojado e que marcadamente remete à cultura e arte pop. Embora  muitos ainda hoje contestem suas técnicas, as quais já são conhecidas no mundo inteiro, o artista é cultuado por diversas celebridades desde as norte-americanas até outras advindas do velho mundo.

O interesse pelo universo das artes surgiu em Romero desde muito cedo. Ainda na infância, por volta dos 8 anos, iniciou suas primeiras experiências com as artes plásticas. Usando materiais diversos, como sucatas, papelão e jornais. Romero teve uma infância muito pobre e repleta de restrições que não foram capazes de tolher todos os seus desejos de melhorar de vida por meio do exercício das artes como um todo.

Mesmo com todas as restrições, Romero continuou a investir em suas pesquisas artísticas. Passou a usar a técnica da grafitagem em diversos trabalhos que então já eram parcialmente conhecidos por parte das pessoas. O artista também iniciou estudos para se tornar bacharel em direito, na Universidade Pontifícia Católica, mas não chegou a concluir o curso. Percebendo que seu talento era mesmo a pintura, foi tentar a vida nos Estados Unidos onde se estabeleceu como um artista de sucesso e de muito renome.

De acordo com o próprio Romero, ele traz em sua arte muita influência da escola Cubista – tem também como sendo um de seus artistas preferidos, Pablo Picasso, um dos maiores nomes da estética que revolucionou as artes plásticas à sua época. O estilo de Brito é muito vibrante e alegre, repleto de cores fortes, e impactantes. Isto fez com que o artista passasse a ter uma grande ligação com a publicidade, o que, para alguns, é algo visto com certa preterição. Mas foi justamente o fato de ter sua obra exposta é que fez com que Brito ganhasse espaço na mídia e se tornasse um dos queridinhos de diversas celebridades. Dessa forma, suas pinturas ganharam notoriedade e hoje ele é um dos mais importantes pintores da contemporaneidade.

Romero Brito hoje tem suas obras espalhadas pelos quatro cantos do mundo, não apenas figurando em coleções particulares, como as de Madonna, Carlos Menem ou Bill Clinton. Há diversas exposições em cartaz apresentando as obras estilosas do artista. O pintor hoje vive em Miami com sua mulher e filho.