Página Inicial > Receitas e Mesa > Doces > Receita de Sobremesa: Como Fazer Um Pudim Cremoso

Receita de Sobremesa: Como Fazer Um Pudim Cremoso

Publicidade:

Para quem não sabe, o pudim é uma sobremesa especialidade de Portugal, embora o sucesso dessa sobremesa no Brasil seja unânime. Ao que tudo indica, a sobremesa teria sido inventada por um abade, que não dividia a receita com nenhuma outra pessoa. No entanto, a receita àquela época, já fazia um enorme sucesso – isto por volta do século XIV / XV. Então, segundo os registros de alguns historiadores, o abade teria tido a ideia de promover um concurso com outros abades para ver quem conseguiria fazer uma receita de pudim tão perfeita quanto a sua. Ninguém conseguiu fazer uma receita tão boa quanto a sua, ainda assim ele não revelaria em vida os segredos para fazer o pudim de maneira tão deliciosa.

Foi somente com a morte do abade, já no século XV que a receita acabou sendo revelada. Contam que o livro de receitas do abade teria desaparecido misteriosamente logo após o seu falecimento. A receita do pudim cremoso foi revelada, além de outras delícias que somente ele sabia fazer.

Aqui selecionamos uma variação da famosa receita de pudim do abade, que há séculos encanta e delicia os paladares.

Para fazer esta deliciosa sobremesa – pudim cremoso – serão necessários os seguintes ingredientes: 1 xícara (chá) de leite , ½ xícara (chá) de leite condensado , 5 ovos, 6 pães franceses amanhecidos fatiados , 6 bananas nanicas fatiadas, 5 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (chá) de canela em pó, 1 xícara (chá) de nozes picadas, 1 xícara (chá) de passas brancas sem sementes, 3 colheres (sopa) de manteiga bem gelada, ½ xícara (chá) de açúcar.
Nota: para quem estiver em dieta, coma moderadamente, está receita de pudim é bem calórica.
Depois de organizar os ingredientes, basta seguir o modo de preparo.

Em uma tigela, misture com um garfo o leite com o leite condensado e os ovos (reserve duas claras). Passe as fatias de pão na mistura, disponha na assadeira e regue com a mistura que sobrou.

Deixe descansar por dez minutos, virando-a uma vez. Unte com manteiga uma forma refratária e faça camadas com o pão, a banana, o açúcar misturado com a canela, nozes e passas, terminando com pão.

Espalhe a manteiga em pedaços e leve ao forno preaquecido com temperatura média por 30 minutos. Bata as duas claras em neve. Junte o açúcar e bata mais três minutos. Retire o refratário do forno, aumente a temperatura para alta e espalhe o merengue sobre o doce. Volte ao forno até dourar. Retire do forno e sirva morno com sorvete.