Página Inicial > Receitas e Mesa > Receita de Pernil de Porco ao Vinho

Receita de Pernil de Porco ao Vinho

O pernil de porco é um prato tradicional brasileiro muito apreciado em todo o país. Além disso, o pernil é utilizado em diferentes pratos salgados, podendo ser o prato principal ou apenas aperitivo. Usado em recheios de sanduíches, também pode ser assado, cozido ou frito. Uma receita salgada que é largamente apreciada é o pernil de porco assado ao vinho. Trata-se ainda de uma receita muito comum de ser preparada em épocas festivas, como natal, ano novo, assim como em almoços e/ ou jantares de confraternizações familiares.

Feito com vinho branco ou tinto, o pernil de porco passa a ser uma receita bem mais refinada.

E é essa que selecionamos aqui para você fazer em sua casa, para seus familiares. Para fazer essa delícia de receita salgada – pernil de porco ao vinho – serão necessários os seguintes ingredientes: 1 cebola grande picadinha, um maço de cebolinha também picadinho, 1 maço de salsinha picadinha, 1 pernil com aproximadamente 2 quilos, 1 ½ cálice de vinho tinto (caso prefira é possível usar o vinho branco, mas aumente um pouco a medida), 150 gramas de toucinho defumado picado de maneira grosseira, 3 folhas de louro, manteiga e sal a gosto.

Quem quiser acrescente também pimenta do reino.

A receita requer que o pernil seja marinado, em outras palavras, a peça de carne deverá ficar na mistura de vinho, com os temperos que devem ser triturados em liquidificador. Acrescente ainda à mistura um pouco de água. Coloque o pernil em uma travessa de vidro e cubra o com a marinada. Cubra a travessa com plástico filme e leve à geladeira por 12 horas. Procure deixar sem ar.

No dia seguinte, quatro ou cinco horas antes de servir o pernil de porco ao vinho, retire o pernil da travessa, e espalhe a manteiga sobre a carne. Também recubra com o toucinho. Envolva o pernil de porco em papel alumínio. Não se esqueça de reservar a marinada.
Pré-aqueça o forno a 180°C., leve o pernil ao forno, e asse-o por cerca de três horas. Retire o papel alumínio, e verifique se a carne já está bem macia. Lembre-se de colocar a marinada novamente, e leve o pernil por mais meia hora ao forno para dourar. Não use toda a marinada.

Retire do forno, coloque em uma travessa e cubra com o restante da marinada. Sirva com arroz branco, batatas douradas, salada verde e farofa.