Página Inicial > Receitas e Mesa > Doces > Receita de Muffin de Chocolate

Receita de Muffin de Chocolate

Publicidade:

Muffins são aqueles bolinhos pequenos redondos e que em geral são vendidos em forminhas que lembram as de brigadeiro gigante. Trata-se de um tipo de bolo cuja origem remonta ao século XVIII. De acordo com os registros históricos, o bolinho teria surgido de um erro ocasionado em uma receita.

Criado na França, a palavra muffin é proveniente de moufflet – que literalmente significa “pão suave”. O bolinho que passou a ser comercializado no restaurante ganhou o gosto popular e, um pouco mais à frente, também passou a ser produzido na Inglaterra, onde ganhou algumas variações.

Da Inglaterra, o bolinho muffin também passou a ser concorrente de outro muito famoso – o cupcake, que a esta altura já era largamente conhecido dos norte-americanos. Vale lembrar que há diferenças entre o muffin e o cupacke. O primeiro não recebe a tradicional cobertura de creme – e outras variações – o segundo, é completamente decorado. Ambas são receitas doces, mas que também tiveram direito às suas versões salgadas.

Vale ainda lembrar que o muffin e o cupcake ganharam mais notoriedade no Brasil, nos últimos anos.

Selecionamos aqui uma deliciosa receita de muffin tradicional, aquele que leva muito chocolate. Fácil de fazer, a receita rende até 6 porções.

Para fazer esta deliciosa receita serão necessários os seguintes ingredientes: ½xícara de chá de açúcar, ½  xícara de chá de chocolate em pó, 1 xícara de farinha de trigo, 2 ovos, 4 colheres de sopa manteiga em ponto de pomada, 150 ml de leite, 1 colher de sopa de fermento em pó,  gotas de chocolate meio amargo.

Depois de organizar os ingredientes, siga o modo de preparo. Junte em uma tigela o chocolate e a farinha – vale ressaltar que todos os farináceos devem ser peneirados – e separe. Bata por uns 3 minutos na batedeira as gemas, o açúcar e a manteiga. Adicione à batedeira a farinha com o chocolate e o leite alternando-os – também coloque um pouco da farinha depois um pouco do leite e assim por diante. Pare de bater e adicione o fermento em pó e as gotas de chocolate, misture delicadamente. Bata as claras em neve e quando estiverem em ponto firme adicione a massa mexendo delicadamente à mão.  Unte-as forminhas com manteiga e farinha.

Coloque a massa nas forminhas e leve ao forno preaquecidoa 180º graus, por aproximadamente 25 minutos. Espete um palito para ver se estão sequinhos. Espere esfriar um pouco e já pode servir.

Dica final: muffins de chocolate são ideias para serem servidos com bolas de sorvete de creme. Aqueça os bolinhos no micro-ondas, coloque uma bola de sorvete e decore com uma folha de hortelã.