Página Inicial > Receitas e Mesa > Doces > Receita de Cheesecake Com Calda de Morango

Receita de Cheesecake Com Calda de Morango

Publicidade:

Sobremesa composta à base de bolacha, recheio à base de queijo, creme e ovos, e cobertura de frutas é muito mais antiga do que muitos acreditam e sabem. De acordo com historiadores especializados em gastronomia, o cheesecake não é uma criação norte-americana, como tantos afirmam. Há relatos de que esta sobremesa já era feita, além de ser largamente consumida na Grécia antiga. O cheesecake já era servido aos convidados que iam assistir aos jogos olímpicos daquela época, isto por volta de 776 a.C. O prato era uma das maneiras de oferecer pedir aos deuses sucesso durante os jogos. A cobertura era bastante próxima do que é hoje: framboesa.

Depois que os gregos foram conquistados pelos romanos, a receita e a tradição de oferecer aos deuses, bem como aos convidados e dos atletas (sim, eles comiam doces antes das provas para ganhar mais energia!), um pedacinho de cheesecake continuou sendo disseminada. A receita que era adorada foi ganhando outros ingredientes, como queijo no creme, além de um pouquinho mais de açúcar.

O queijo, por sua vez, tornou-se o principal ingrediente da receita, que encontra algumas variações. Separamos aqui para você uma receita clássica – sobremesa cheesecake com calda de morango.

Para fazer esta delícia serão necessários os seguintes ingredientes para a torta: 130 g de bolacha maisena, 80 g de manteiga amolecida, 300 g de cream cheese (cada pote tem 150 g ou a mesma quantidade em requeijão), 60 g de açúcar de confeiteiro, 1 colher (chá) de essência de baunilha, ½ colher (chá) de suco de limão, 250 ml de creme de leite (nata). Para dietas com restrição à lactose, faça a substituição por creme de leite do tipo “lacfree”. O mesmo para os demais ingredientes lácteos. Para a geleia, 2 caixinhas de morango e1 e ½ xícara de açúcar.

Modo de preparo: Bata os biscoitos no liquidificador ou no processador até que esfarelem. Passe para uma tigela e junte a manteiga amolecida, mexendo primeiro com colher, e depois com os dedos, até que vire uma massa mais ou menos compacta. Pressione-a no fundo de uma forma redonda de aro removível de 20 cm de diâmetro. Leve ao forno em temperatura moderada por dez minutos, para que doure. Retire do forno e reserve.

Em uma tigela, bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro, baunilha e limão, até ficar cremoso. Na batedeira, bata o creme de leite até ficar quase em ponto de firme e junte-o à mistura de cream cheese. Espalhe este creme sobre a massa assada e alise com o dorso de uma colher. Deixe na geladeira por umas três horas ou de um dia para o outro.

Enquanto isso prepare a geleia.

Lave os morangos e corte – os. Leve ao fogo em uma panelinha que não seja rasa junto com o açúcar, em fogo baixo, mexendo de vez em quando por uns 35 a 40 minutos. Reserve.

Na hora de servir, desinforme e coloque a geleia.