Página Inicial > Receitas e Mesa > Peixes > Receita de Bobó de Camarão

Receita de Bobó de Camarão

Publicidade:

O bobó de camarão é uma receita salgada tradicional da culinária baiana, o qual possui raízes na cultura africana. Trata-se de um prato que foi introduzido na gastronomia brasileira ainda durante o século XVII, quando a grande demanda de escravos oriundos de África trazidos para as terras brasileiras. O bobó de camarão consiste em um creme muito aromático, feito com mandioca – aipim -, azeite de dendê, leite de coco e camarão. O resultado é um creme muito vistoso que dá água na boca. Vale aqui ressaltar que a receita originalmente era preparada com inhame, um tubérculo também muito consumido pelos africanos.

A receita foi sendo alterada com o passar dos anos, ajustando-se aos temperos encontrados no Brasil, bem como aos demais ingredientes. Pimenta, azeite de dendê e mandioca continuam a ser usados assim como na receita original. No Estado da Bahia, é uma receita comum de ser encontrada às mesas das famílias baianas, assim como em restaurantes. Há uma grande diversidade de barraquinhas que vendem a iguaria. Turistas de todos os locais do mundo e, mesmo do país, não podem viajar ao Estado sem experimentar esta delícia gastronômica.

Pode ser servido ainda como prato principal ou acompanhamento.

Para quem não irá a Bahia, pode ficar tranquilo. Selecionamos aqui para você a receita de bobó de camarão. Organize os ingredientes necessários e siga exatamente o passo a passo.

Ingredientes para uma receita para 4 pessoas: 1 cebola grande, 1 quilo de mandioca, 1 pimentão vermelho, 2 colheres de sopa de coentro picadinho, 20 ml de leite de coco, 3 dentes de alho picados e amassados, 4 colheres de azeite, 4 colheres de azeite de dendê, 4 colheres de manteiga, 500 gramas de camarão médio limpo e fresco, sal a gosto, 1 pimenta dedo de moça.

Descasque a mandioca e corte-a em pedaços. Coloque-a em uma panela, cubra com água e leve ao fogo até que fique cozida. Corte o pimentão em cubinhos e reserve. Em uma frigideira, coloque o azeite, os pimentões, e leve ao fogo, até que aqueça bem. Acrescente o alho e frite até dourar. Aumente a temperatura e coloque os camarões, refogue durante aproximadamente 5 minutos. Reserve.

Em outra frigideira, a manteiga, a cebola picada, a pimenta reservada, e refogue por mais 5 minutos. Na sequência, coloque a mandioca, amassando-a; acrescente o leite de coco, o azeite de dendê e misture até formar um creme. Coloque o camarão refogado, tempere com sal e pimenta dedo de moça. Adicione os coentros picados. Sirva quente com arroz branco.