Qual a Melhor Panelas de Pressão? Qual Comprar?

Os vários modelos de panelas de pressão: escolha a que melhor combine com sua cozinha.

Muitas pessoas não curtem muito utilizar panela de pressão para a cocção de certos alimentos. Elas têm um medo, que ao mesmo tempo se trata de algo comum, mas que pode ser pura insegurança ou falta de prática no manuseio deste tipo de panela. A panela de pressão, além de cozinhar os alimentos três vezes mais rápido do que qualquer outra panela, ela consegue manter diversas propriedades dos alimentos que são comumente perdidas em cocções realizadas em panelas comuns. Para perder o medo de usar uma panela de pressão e escolher o modelo mais adequado para a sua cozinha, basta que se entenda melhor como funciona uma panela de pressão.

A panela de pressão cozinha justamente sob a pressão que é exercida  pelo vapor da água que vai no seu interior. Quando a água chega a uma temperatura de 100ºC , ela inicia o processo de cozimento a vapor do alimento que está no fundo da panela. Quanto mais alta for a panela de pressão, mais rápido, portanto será o cozimento. As panelas são todas vedadas com uma borracha de proteção que impede o vazamento de ar. As panelas de pressão também dispõem de válvulas por onde o ar pressionado possa sair aos poucos, assim, não ocorrerão explosões como muitos acreditam que possa acontecer.

Para que um acidente chegue a acontecer é necessário que tanto a válvula quanto a borracha estejam completamente danificadas. Além disso, não se deve colocar a panela de pressão embaixo da água, como muitos fazem e girar a válvula para que o ar saia mais rápido para que a panela de pressão seja aberta. A forma correta de manipular a panela de pressão é colocá-la parcialmente na água e aguardar que a pressão dela fique no zero.

Há diversos tipos de panelas de pressão disponíveis no mercado, e dentre elas é possível encontrar uma que seja a mais adequada para seu uso e a sua cozinha. Há panelas de pressão com medidores de água, o que facilita a vida de quem não entende muito de quantidade de água que deve ser colocado em cada alimento. Há panelas de pressão elétricas que funcionam sozinhas! Basta que seja programada de acordo com o alimento que será preparado nela. Para quem ainda tem medo de abrir uma panela de pressão, há as chamadas panelas com descompressão na vertical, elas somente abrem depois que todo a pressão tiver ido embora.

Termos de busca: