Qual o Melhor Ferro de Passar Roupa?

Dicas para você escolher os melhores ferros de passar roupa.

Ninguém vive em uma casa sem um ferro de passar roupa, por menos que goste da tarefa. Não dá para sair com uma roupa amarrotada para ir ao trabalho, muito menos para ir à uma festa. Desde que foram inventados, os ferros de passar roupas, assim como tantos outros utensílios e objetos domésticos sofreram várias aperfeiçoamentos.

Antigamente, para passar uma roupa a ferro, era necessário que dentro dele, fosse colocado carvão quente, para que o calor que saísse dele, fosse capaz de desamarrotar as roupas. Isto dava um trabalhão. Depois, com o passar do tempo, os ferros elétricos foram surgindo. Eles eram grandes e muito pesados. Hoje, há uma infinidade de modelos que são produzidos com vários materiais diferentes, em especial em suas bases.

Para comprar um bom ferro de passar roupa, é importante verificar se eles atendem às normas técnicas do Inmetro, se possuem garantia e se já estão sendo fabricados dentro das especificações de eficiência energética, já que este tipo de aparelho costuma ser um dos vilões nas contas de luz. Também veja se são 110 volts ou 220 volts.

O ferro de passar a seco é o mais conhecido dentre todos os modelos que existem. Sem grandes evoluções tecnológicas, o tem funcionamento simples, com uma resistência interna e não necessita de equipamentos ou acessórios para ser usado. Costuma, entretanto, ser mais difícil de desamarrotar roupas pesadas.

Os modelos de ferro a vapor funcionam com a utilização de água que é colocada em um reservatório dentro do ferro. Este tipo de funcionamento ajuda muito para passar roupas que estão muito amassadas, para fazer vincos em calças, e eliminar quaisquer rugas nos tecidos, em especial no linho.

Há também um ferro sem fio, o qual precisa ser carregado como um aparelho celular. Úteis para serem levados nas malas durante as viagens. Ocupam pouco espaço. Já os modelos de ferro com gerador de vapor são mais de uso profissional, e funcionam com uma caldeia. Todos os modelos, com exceção do ferro seco, possuem base antiaderente ou de cerâmica que ajudam muito no momento do uso e da limpeza do aparelho.

Termos de busca: