Qual Liquidificador Comprar?

O liquidificador dispensa apresentações. Como o próprio já sugere, ele liquidifica objetos sólidos. Já que conta com lâminas, ele é o utensílio doméstico ideal para triturar, picar, fazer sucos, bater, preparar caldos e massas úmidas ou que não pedem uma textura fofinha depois de prontas ou assadas. Você pode não acreditar, mas existem diversos modelos de liquidificadores disponíveis no mercado, com opções para todos os gostos e tipos: opções analógicas e digitais disputam a preferência dos cozinheiros de plantão. A boa notícia é que você pode optar pelo que mais te agrada.

Antes de comprar um liquidificador, fique atento às principais características. Uma delas é a potência: procure um aparelho que ofereça aquela que atenda às suas necessidades na cozinha. Mas além da potência, aproveite para avaliar tudo. Observe desde o material do copo, as funções de limpeza (como o famoso botão “auto limpeza”), além das variações de velocidade e capacidade.

Voltando ao copo, na hora de escolher, preste muita a atenção neste item: as versões de plástico apresentam maior duração e de quebra são bem mais baratas. Mas, saiba que estas opções necessitam de muito cuidado e atenção na hora da limpeza. Nunca use esponjas de aço, abrasivos e o lado áspero da sua esponja comum de lavar louças na hora de higienizá-lo. Se arranhado, fontes de bactérias se instalarão nestes arranhões.

Outra possibilidade é optar pelo copo de vidro que aparentemente é bem mais higiênico, fácil de limpar e não deixa os cheiros dos alimentos. Por outro lado, ele pode quebrar com muito mais facilidade, além de ser uma peça bem mais cara. Antes de escolher, coloque na balança os prós e contras. Ou, procure logo as versões de copos em inox. Estes são muito resistentes e extremamente fáceis de limpar. Parecem perfeitos, né? Mas não são. Estas opções são muito difíceis de substituir, caso necessário, pois não são tão comuns. Portanto avalie tudo com muita calma.

E para não deixar dúvidas, lembre-se: o liquidificador serve para bater sucos, sopas, caldos, molhos, massas de torta e de bolo específicas para liquidificador, além de gelos, massas de pudim, algumas receitas de sorvete caseiro e massas de panqueca. Bater alimentos muito quentes, ou aquelas massas de bolo que esperam um resultado fofinho, além de clara em neve, chantili ou opções de massas mais densas como a de pão, esqueça o liquidificador e recorra à batedeira (que serve para misturar de maneira homogênea e fofinha), entendido?