Qual a Diferença entre Manteiga e Margarina?

Publicidade:

Qual a diferença entre manteiga e margarina?

Uma das grandes diferenças entre a manteiga e a margarina ainda geram várias dúvidas para as pessoas. Apesar de se estarem presentes na maior parte dos lares brasileiros, muitas perguntas ficam sobre qual é a diferença entre margarina e manteiga?

A manteiga é muito mais antiga do que a margarina. Ela foi criada como uma alternativa de baixos custos para a manteiga e se terminou extremamente popular no mundo a partir da segunda Guerra mundial.

A principal diferença entre a manteiga e a margarina é que ela é um produto natural derivado de gorduras de animais, normalmente de gordura do leite. E por sua vez a margarina é um produto considerado alimentar, processado e feito a partir de óleos refinados e também gorduras vegetais.

O que é melhor para a saúde?

Nem mesmo várias pesquisas conseguem definir qual seria a melhor para a saúde. E se você for pesquisar irá encontrar uma série de estudos informando que a margarina é melhor e outros que irão informar que a manteiga é a mais indicada para a saúde. Existe com isso uma verdadeira guerra entre as indústrias.

Publicidade:

Para se ter uma idéia os dois produtos tem as mesmas quantidades de calorias, mais de 100 por colher de sopa. Já a manteiga é uma excelente fonte de vitaminas A, D, E e K. a margarina é fortificada com vitaminas A e D para que se possa enriquecer os produtos. E tanto a margarina como a manteiga são alimentos considerados ricos em gordura.

A margarina possui leite?

Várias pessoas normalmente recorrem a margarina substituindo a manteiga principalmente para aqueles que são vegetarianos e também os que possuem intolerância para a lactose. É importante porém se ter um cuidado pois a maioria das margarinas são feitas com leite em pó ou mesmo soro de leite, se tornando algo inadequada para vegetarianos estritos, ou ainda pessoas com alergias a produtos lácteos.

Todos os traços de leite presentes nos dois produtos são bastante pequenos, mas para quem tiver situações de alergia poderá ter problemas, por isso deverá evitar consumir manteigas e margarinas.

Sempre procure seu médico para ver qual é melhor para você