Primeira Viagem de Cruzeiro: Dicas

Assim como em diversos lugares e ocasiões, os cruzeiros marítimos também possuem suas regras e condutas, que devem ser seguidas de acordo com o estabelecido, para não causar problemas a você e aos outros passageiros.

Veja quais são as principais regras de etiqueta em um cruzeiro:

Bagagens

Não existe limite de bagagem, no entanto, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos aconselha que os viajantes levem dois volumes por pessoa, cada um com no máximo 20 kg e tamanho de 40 x 60 x 30cm.

Além disso, é proibido levar na mala itens que emitem calor, como ferros de passar, velas e incensos, armas, drogas, alimentos, objetos pontiagudos ou bebidas. Toda a sua bagagem poderá ser inspecionada por cães farejadores, portanto, não vale a pena correr o risco.

Embarque

Certifique-se de colocar uma etiqueta em sua mala com dados pessoais, para que seja mais fácil de identificá-la.

Outra medida importante é definir antecipadamente a forma mais fácil e rápida de chegar ao porto de partida, para evitar imprevistos no dia. Em algumas companhias você pode solicitar serviço de traslado.

O início do embarque ocorre geralmente quatro horas antes da partida e termina duas horas antes, portanto, programe-se para chegar nesse horário, porque ao chegar atrasado você pode não conseguir embarcar.

Em sua chegada ao terminal de embarque, vá primeiro ao setor de bagagem, onde as malas deverão ficar. Depois disso, vá até o balcão de atendimento da companhia marítima para fazer o check-in.

Se houver parentes e amigos para se despedir de você, esse é o momento, já que eles não podem entrar no navio.

Rotina no navio

Durante o tempo em que estiver no navio, você pode utilizar trajes informais, como camiseta, bermuda, vestidos e chinelos. Ao descer em terra firme, é melhor vestir roupas confortáveis, considerando a temperatura do local.

Aqueles que gostam de atividades físicas têm diversas opções, portanto você pode levar suas roupas de ginástica e trajes de banho, pra aproveitar as piscinas e tomar sol. Porém, ao passar por corredores ou entrar em ambientes como restaurantes, é imprescindível que você vista ao menos uma saída de praia ou então camisetas e shorts.

Siga à risca as exigências para cada jantar, que podem ser trajes formais, fantasias ou roupas brancas, de acordo com o tema do dia.

Bebidas e alimentos

Ao desembarcar em alguma cidade, você poderá realizar compras à vontade, porém, não compre bebidas ou alimentos, já que são itens proibidos no navio. Caso você queira comprar as bebidas extremamente baratas vendidas no duty free dentro do navio, tenha em mente que elas serão entregues apenas no momento em que você desembarcar do navio no destino final.