Página Inicial > Bem-Estar > Yoga > Por Que Yoga Para Crianças?

Por Que Yoga Para Crianças?

Publicidade:

Prática filosófica muito antiga, a Yoga tem as sua origem em tempos que ultrapassam os 5.00 anos. Trata-se de uma prática que cada vez mais vem atraindo pessoas por conta dos benefícios que a prática, de fato, pode oferecer aos praticantes: alívio do estresse, alívios de dores, melhora na circulação sanguínea e nos processos digestivos, maior alinhamento do corpo, aumento da concentração, respiração mais profunda e relaxada, sem contar todos os benefícios no aumento da concentração. Sem contar a sensação de bem estar e de paz interior, elementos tão importantes para uma melhor qualidade de vida.

A pergunta que muitos especialistas têm feito é o quanto a prática da Yoga pode ser indicada para as crianças. Se adultos conseguem desenvolver tantas melhorias, elas poderiam ser estendidas às crianças que, cada vez mais também tem sido vistas praticando yoga?

A resposta é sim. A yoga é uma forma muito divertida e lúdica de proporcionar o desenvolvimento de algumas habilidades nas crianças, isto porque ela se realiza em um ambiente distinto do que as crianças estão hoje acostumadas a frequentar. A yoga não se pratica em um contexto de competitividade, diferente de escolas e academias que promovem pressões nas crianças, desde que elas ainda são muito pequenas. Nas aulas de yoga, as crianças não são cobradas a atingir a perfeição, todos os movimentos são vistos como um mecanismo para que elas venham a se desenvolver em seus tempos, e em seus ritmos.

As aulas de yoga que são oferecidas às crianças tendem a proporcionar justamente o contrário do que elas estão acostumadas a ter nos ambientes mais diversos que elas frequentam. A atmosfera é sempre acolhedora, divertida, que acaba encorajando que elas aprendam a relaxar, buscando isto em suas forças interiores, por meio dos exercícios que desenvolvem a flexibilidade, o equilíbrio. Isto promove uma melhora na capacidade de concentração delas, bem como há um verdadeiro estímulo para o processo de maturação da autoconfiança.

Estudos recentes feitos pela Universidade da Califórnia provou inclusive que as crianças que faziam yoga possuíam algumas habilidades desenvolvidas que as que não faziam yoga não tinham ainda desenvolvido. No grupo de crianças estudado, houve um aumento significativo de autoestima, além da boa forma, melhora na escola e até diminuição de problemas de disciplina, uma vez que os alunos se sentiam mais relaxados e a já sabiam respeitar melhor as diferenças existentes entre os colegas de classe.