Página Inicial > Viagens > Brasil > Pindamonhangaba, Cidade do Interior Paulista

Pindamonhangaba, Cidade do Interior Paulista

Publicidade:

Pindamonhangaba é uma pequena cidade turística situada no Estado de São Paulo, bem ao pé da Serra da Mantiqueira, é largamente conhecida pela melodia nostálgica guardada ainda pelo barulho dos trilhos dos trens. Há 160 quilômetros da capital São Paulo, é cortada por uma importante malha ferroviária que une o comércio entre a capital paulista e o Rio de Janeiro. Para o turista que viaja a Pindamonhangaba, o principal atrativo é a Estrada de Ferro e seu simpático roteiro de três horas que leva os turistas até a cidade vizinha, Campos do Jordão, a 47 quilômetros do ponto de partida. A parada final é o ponto ferroviário mais alto do país com 1.743 metros de altura.

A cidade também faz parte do chamado Circuito Mantiqueira, que conta a beleza natural da serra, com um ecossistema de mata atlântica, e que atrai visitantes o ano inteiro, uma vez que tem limites com outras importantes cidades como as que estão próximas como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e Monteiro Lobato. Esta última ainda conta com o presente de Monteiro Lobato, que ajudou a nomear um passeio que alia natureza e letras: o balneário Reino das Águas Claras. Este parque possui mais de e 20.000 quilômetros quadrados, e foi criado em 1970. Ele oferece atrativos para todas as idades. Crianças e adultos se encantam com a imensa área verde que abriga esculturas em cerâmicas dos famosos personagens do Sítio do Pica-Pau-Amarelo.

Além disso, é importante que o turista faça um tour pelo centro histórico de Pindamonhangaba. Um dos principais atrativos é o  Palácio 10 de Julho, uma construção de 1870; visitar ainda o Palacete Visconde de Palmeira, obra remanescente da nobreza rural cafeeira paulista que hoje abriga o museu Histórico;  e Pedagógico D. Pedro 1º e Dona Leopoldina. Essa é considerada a construção em taipa de pilão mais alta do mundo. O primeiro, que abrigou as instalações da Prefeitura da cidade até 2007, passa por um processo de restauração para dar lugar à sede do Centro de Memória de Pindamonhangaba, com dados históricos do município, além de salas de exposições e eventos. O 10 de Julho é um dos exemplares mais importantes da arquitetura residencial da nobreza cafeeira do Vale do Paraíba.

Nos últimos anos, a cidade também tem desenvolvido o turismo radical, e vem oferendo diversas modalidades aos amantes de esportes mais radicais. A cidade ainda conta com infraestrutura para receber todos os seus visitantes.