Página Inicial > Pets > Cachorros > O que os Cachorros Não Podem Comer?

O que os Cachorros Não Podem Comer?

Publicidade:

Os cães devem se alimentar de maneira diferente da gente, já que seu organismo tem um funcionamento diferente do nosso. Podemos comer algo que pra gente faz bem, mas que pro cão pode fazer mal. Por isso é importante saber o que não pode nunca ser oferecido a ele.

Confira os alimentos considerados tóxicos aos cães, e que não devem ser oferecidos:

Chocolate:

O chocolate conta com uma substância altamente tóxica pros cães. Quanto mais escuro for o chocolate, mais Teobromina ele tem. Teobromina é a substância encontrada no chocolate que faz mal aos cães. Geralmente, os sintomas de envenenamento surgem quando o cão come acima de 45mg (por peso); a substância pode até levar a morte caso o cão ingira mais de 52mg por quilo. Quando o cão come chocolate, não há método que reverta a situação, é como se ele tivesse sofrendo uma overdose.

Cafeína:

A cafeína é outro vilão dos nossos amigos de quatro patas. Em alta quantidade, a cafeína é tóxica para os cães. Acima de 63mg por quilo do peso do cão, ela pode ser altamente venenosa. Portanto, cafés, chás, refrigerantes de colas e afins, jamais devem ser oferecidos.

Cebola e Alho:

A cebola, assim como alho contam com uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que altera a hemoglobina, causando a destruição de glóbulos vermelhos, o que resulta em anemia, icterícia e sangue na urina. Se não tratado, pode ser fatal. Diagnosticado a tempo, a intoxicação pode até ser revertida através de uma transfusão de sangue.

Batata ou Pele de Batata:

Quando a pele da batata ou a própria batata está verde, há uma substância chamada solanina. Essa substância pode ser tóxica, mesmo que em pequenas quantidades. Por isso, sempre descasque e retire qualquer parte verde. Mas pra não ter erro mesmo, evite dar esse alimento ao cão.

Uva e Uva-Passa:

Cães podem ter reações tóxicas ou morrerem após ingerirem uma quantidade grande de uva ou de uva-passa. A substância contida no alimento que causa a intoxicação ainda não foi identificada, porém sabe-se que ela causa problemas renais no cão.

Macadâmia

A ingestão desse alimento dificilmente é fatal, por outro lado, ela poderá causar sérios sintomas, como vômitos, tremores, fortes dores abdominais, confusão mental e até mesmo problema nas juntas.

Quando não souber se o alimento faz mal ou não ao seu cachorro, não ofereça. Na dúvida, fale com um veterinário de sua confiança.