Página Inicial > Educação > Geografia > Olímpia, Cidade do Interior Paulista

Olímpia, Cidade do Interior Paulista

Publicidade:

Conhecida nacionalmente com sendo a ‘capital nacional do folclore’, a cidade do interior paulista, Olímpia, está localizada a  435 quilômetros da capital do Estado de São Paulo. Com uma população de mais de 50.000 habitantes,  abriga anualmente o festival de folclore, que costuma reunir milhares de pessoas para ver as apresentações de grupos de artistas que vão à cidade para se apresentarem no festival.

Segundo consta, a cidade teria sido fundada em 1857, por Joaquim Miguel dos Santos, supostamente um bandeirante que escolheu o local para viver com a família. Lá, Joaquim erguera uma cruz e fundara uma fazenda a qual batizou de “Fazenda Olhos d’água”. Com o tempo, outras famílias foram se acomodando no local, que passou a prosperar, e já em 1889, com glebas bem divididas, lá se havia formado um pequeno povoado numa área de mais de cem alqueires de terra.

Em 1903, o povoado foi decretado como sendo oficial, e em 1906,   aquilo que era apenas um pequeno povoado, foi elevado à categoria de município da região de Barretos, recebendo o nome de Olímpia graças à afilhada do engenheiro Red, que investiu na criação do povoado.

Hoje, a cidade de Olímpia possui uma área de mais de 803 quilômetros de extensão, pela cidade passam rios como Turvo, Cachoeirinha, e Ribeirão Olhos D´água. A densidade demográfica da cidade, conforme notou o último censo realizado em 2012, apontou que há 62,32 habitantes por quilômetro quadrado, o que configura Olímpia como um centro bem urbanizado, embora esteja no interior do Estado de São Paulo.

A cidade é uma das que faz parte do roteiro turístico do Estado, uma vez que promove o encontro nacional do Folclore, que abrange as manifestações mais importantes do país. A cidade ainda possui o Museu do Folclore “Maria Olímpia”, que conta com um acervo de mais de 3 mil peças, dentre elas uma locomotiva em exposição, a qual era usada para fazer a ligação entre as cidade de Olímpia e demais da região.

Para quem vai à Olímpia, várias são as atrações da cidade. Lá se encontram diversos parques temáticos e em particular os aquáticos, como o Thermas de Laranjais, que conta com diversas piscinas de água quente, resorts, hotéis de luxo, e restaurantes dos mais variados tipos. O Termas de Laranjais foi apontado como sendo o primeiro da América Latina em variedade e o quarto do mundo, por conta de suas águas quentes. Vale conferir.