Página Inicial > Educação > Geografia > O Rio São Lourenço, Mais Sobre o Rio Canadense

O Rio São Lourenço, Mais Sobre o Rio Canadense

Publicidade:

Um dos mais importantes e mais extensos rios do mundo é o São Lourenço. Localizado no Canadá, possui uma extensão de 3.058 quilômetros. Além disso, está posicionada em uma rota marítima estratégica para os navios que saem dos Grandes Lagos em direção ao Oceano Atlântico, o que permite a chegada de navios de todo o mundo à América do Norte. A foz do rio São Lourenço está localizada no Golfo de São Lourenço, o maior estuário do mundo.

 

O trajeto do rio São Lourenço passa pelas províncias de Ontário e Quebec, no Canadá, e pelo Estado norte-americano de Nova Iorque, fazendo fronteira entre os países. À beira do rio São Lourenço, estão várias cidades de médio e grande porte como Kingston, Montreal, Quebec e Trois-Rivières. Considerado navegável desde seu estuário até sua nascente, no lago Ontário, o rio ainda percorre exatos 4.023 km.

 

Um dos primeiros registros de exploração no rio é do explorador francês Jacques Cartier, que cruzou o São Lourenço em 1535, em busca de uma passagem para o oceano Pacífico. O rio São Lourenço ainda conta com importantes acontecimentos que ajudaram a marcar sua história e a história das terras por onde passa: a escavação de canais pouco profundos no início da década de 1780; a construção do canal Erie, de Buffalo até o rio Hudson, em 1825; a abertura do primeiro canal junto às cataratas do Niágara, em 1829; e a conclusão da primeira eclusa, em Sault Sainte-Marie, em 1855, incentivaram a criação de uma via navegável até o interior do continente.

 

Em 1959, foi concluída a Via Marítima do São Lourenço, que, com 15.200 quilômetros de águas navegáveis, o que abriu o interior agrícola e industrial da América do Norte a navios de médio calado. As diferenças de nível entre os lagos, que chegam a quase cem metros, são superadas por sistemas de eclusas e barreiras, como as que se distribuem pelo canal de Welland. O projeto teve importante impacto econômico sobre os Estados Unidos e o Canadá.

 

Uma das grandes atrações turísticas do país está ali no rio São Lourenço, mais precisamente no arquipélago chamado Thousand Islands, em Ontário. Trata-se da menor ponte internacional do mundo. Ela tem 10 metros de extensão, conecta uma ilha com uma casa, que fica do lado do Canadá, a seu quintal, situado numa ilha ainda menor, só que no lado americano.

 

A região dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço é a terra do bordo sacarino. No outono, as folhas das árvores ganham tons que vão do avermelhado ao alaranjado. Na primavera, a seiva é retirada destas árvores e é evaporada para preparar o xarope e o açúcar de bordo.