Moldura para Espelho Feita com Papelão em Casa

Tem um espelho retangular em casa e quer colocar uma bela moldura nele? Saiba que você pode facilmente fazer uma moldura com o uso de uma caixa de papelão simples, como aquelas que são entregues pelo correio, com algum produto que encomendamos, ou caixas de mudança ou do mercado.

Materiais necessários

Para começar, você vai precisar de uma caixa de papelão, espelho, régua, uma lixa bem fina, cola branca, pincéis, tecidos de algodão com estampa à sua escolha, cola quente, tesoura e estilete.

Como fazer

A primeira coisa que você precisa fazer é recortar 2 molduras de papelão, de acordo com o tamanho do espelho, com os tamanhos de 7 e 6 cm de largura. Se achar melhor, lixe os lados dos recortes para que o papel fique uniforme, sem sobras.

Com ajuda da cola branca, junte as molduras, espalhando bem a cola para que os pedaços não desgrudem. É recomendável colocar um livro ou qualquer objeto pesado sobre as molduras, para que fiquem retas.

Deixe o papelão secar e, enquanto isso, recorte 2 tiras de tecido (ligeiramente maiores que as molduras, para ajudar no acabamento) e use sua criatividade para fazer uma bela colagem nos recortes. Primeiro, cole a parte interna, e a seguir a parte externa, tirando sempre os excessos com uma tesoura.

Depois, recorte os tecidos que serão colados na parte interna da moldura, passando bem a cola para fixar. Assim que as bordas estiverem coladas, passe mais cola por cima do tecido, fixando totalmente a colagem.

Para o acabamento, pegue outro tecido e faça uma tira com ele, utilizando cola branca, corte a tira ao meio e cole na junção dos tecidos que você usou na moldura. Se tiver sobras, corte o pedaço saliente ao meio e cole por trás da moldura.

Seguindo o formato do espelho, faça outro recorte de papelão, de modo que ele fique do mesmo tamanho da moldura, forre esse pedaço com um dos tecidos que você utilizou, coloque o espelho sobre a moldura e cole esse fundo sobre ela, com cola quente.

Por fim, para fazer o pendurador do espelho, pegue um pedaço de fita ou barbante e cole as duas pontas da fita na parte superior do espelho.